terça-feira, 1 de dezembro de 2020

ROMANCE FORENSE

Charge de Gerson Kauer
O HÁBEAS CORPOS

O homem quarentão chegou à delegacia de polícia e - dizendo-se advogado - pediu para falar, urgente, com o delegado a quem pretendia, pessoalmente, entregar uma petição. Introduzido no gabinete da autoridade, apresentou o requerimento.


Ao conferi-lo, o delegado notou que o petitório (?) tinha muitos erros de português e arranhava questões técnicas de Direito. 

Desconfiado, o policial pediu que o visitante apresentasse sua carteira da Ordem. 

O pseudo advogado respondeu que "havia esquecido em casa", mas informou o número de registro que supostamente seria o seu. Garantiu ser formado na Universidade Federal de Minas Gerias, turma de 1995. 

Ao investigar, a polícia descobriu que o número de OAB não existia e que o visitante já era procurado por falsidade ideológica. 

Os erros cometidos pelo suposto profissional eram, no geral, de concordância. Nesse contexto, pedia que "desejamos sermos atendidos com brevidade nesse contesto emerjencial".

E foi nesse contexto de inconcordâncias verbais e erros de grafia, que o visitante requeria ao delegado um "hábeas corpos" (assim mesmo - corpos, substantivo masculino, plural, que - no vernáculo - significa "tudo o que ocupa espaço e constitui unidade orgânica ou inorgânica", ou "cadáver; tronco humano").

Na remessa do inquérito ao foro, por "exercício ilegal da profissão", o delegado fez um complemento: "o acusado devia também ser denunciado por homicídio ao idioma português”. 

Fonte: www.espacovital.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário