domingo, 24 de julho de 2022

VIGANELLA, CIDADE (QUASE) SEM SOL

VIGANELLA, A VILA ITALIANA QUE TROUXE O SOL PARA SEU VALE

Viganella, uma pequena vila italiana na região de Piemonte, província de Verbano Cusio Ossola, com 220 habitantes, se localiza na parte baixa do Vale Antrona, rodeada de montanhas dos Alpes Italianos, a cerca de 130 quilômetros ao norte de Milão. A localização geográfica desta pequena vila faz com que o sol não projete sua luz sobre ela durante o inverno entre os meses de novembro até fevereiro. “É como se fosse a Sibéria“, comentou um dia um de seus moradores. E a cada final do período de três meses é comemorado com alegria, quando finalmente a vila consegue receber alguns raios solares na localidade.


Durante séculos, os moradores aceitaram o seu destino, até 1999, quando Giacomo Bonzani, um arquiteto veio com uma ideia maluca, mas ao mesmo tempo brilhante: usar um grande espelho na encosta, para refletir a luz solar e direciona-la para a aldeia. Em 2005, com o apoio de Pierfranco Midali, o prefeito de Viganella, 100.000 euros foram levantados para o projeto e a construção do espelho começou.


Em dezembro de 2006, o espelho de 40 metros quadrados, com 8 metros de largura por 5 metros de altura e pesando 1,1 tonelada, foi instalado na encosta oposta do Monte Scagiola a uma altitude de 500 metros, pelo engenheiro Emilio Barlocco. O sistema é controlado por um computador que rastreia o sol e inclina-se e muda constantemente os painéis espelhados para que os raios sempre reflitam para uma mesma posição. É claro, o espelho é muito pequeno para iluminar toda a vila, e então a principal praça de Viganella na frente da igreja foi escolhida, iluminando uma área de 275 metros quadrados por pelo menos seis horas por dia.

A cidade industrial de Rjukan, a 150 quilômetros de Oslo, na Noruega adotou o mesmo sistema em 2013, instalando três grandes espelhos na encosta de uma montanha e refletindo a luz solar para um ponto da cidade no vale entre as montanhas em Telemark County.





Pierfranco Midali, Prefeito de Viganella




Fontes: 1 2

“Tudo o que o homem não conhece não existe para ele. Por isso, o mundo tem para cada um o tamanho que abrange o seu conhecimento”. – Carlos Bernardo González Pecotche
Postagens por esse mundo afora

Visualização desde 2014: 744 vezes

Fonte: https://www.magnusmundi.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário