quarta-feira, 13 de julho de 2022

SIMPLES ASSIM

Ruy Castro

Quantas vezes você já ouviu hoje alguém dizer pontuar, robusto, assertivo, resiliência e empatia?

A todo momento há alguém dizendo na televisão: "Eu só queria pontuar que...". Apresentadores, repórteres, comentaristas, entrevistados, todos estão freneticamente querendo pontuar. Ninguém está a fim de virgular, exclamar, interrogar e muito menos ponto-virgular. Só de pontuar. É uma das palavras do momento. E, como outras do gênero, desnecessária. Se, em vez de pontuar, a pessoa disser logo aquilo que quer pontuar, sua supressão não fará a menor falta.

Outra mania em curso na praça é "simples assim". Para mim, o primeiro a usá-la, há mais de 30 anos, foi Paulo Francis. Era tradução de "that simple" e combinava com o jeito de Francis argumentar. Ele morreu em 1997 e, por décadas, não ouvi ninguém dizer "simples assim". Mas, de há algum tempo, passei a escutá-la no atacado e no varejo —não no sentido original de "não é complicado", mas no de "Ponto final!", "Cala a boca!", "Acabou, porra!" e outras bolsoexcreções. O mesmo se aplica a "Vida que segue", expressão popularizada no rádio dos anos 60 por João Saldanha. Definia um certo fatalismo, como o singelo "É isso aí". Hoje é também sinônimo de "Assunto encerrado!"

Há transmigrações semânticas benignas. "Robusto" é o caso. Até há pouco, designava uma pessoa forte, rija, maciça. De repente, passou a definir também um conjunto de provas capazes de condenar alguém —"Provas robustas", dizem os magistrados. Pois é o que teremos quando aqueles sujeitos musculosos que fazem a tara de Jair Bolsonaro, associados à produção de fake news, enfrentarem as provas robustas que estão se acumulando contra eles.

As palavras vão e vêm. Impossível ficar hoje mais de cinco minutos sem ouvir alguém dizer "assertivo", "resiliência" e "empatia". No passado, já foram palavras de 100 dólares e só os intelectualizados as usavam. Agora saem de graça.

Tudo bem. Temo apenas que, assim como entraram, logo saiam da língua —sem saber por quê.

Fonte: Folha de S. Paulo - 16/01/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário