quarta-feira, 27 de julho de 2022

NÃO É BISCOITO

Ruy Castro

Tom Jobim, um dos pais da Garota de Ipanema, nasceu na Tijuca; mas vá dizer isto a Ipanema

Leitores de minhas abobrinhas no domingo (31) se surpreenderam com a revelação de que o ator japonês Toshiro Mifune era nascido na China, o francês Yves Montand na Itália e a sueca (aliás, norueguesa) Liv Ullman no Japão. É porque não conhecem a velha máxima de que gato que nasce em forno não é biscoito. É claro que, onde quer que tenham nascido, Mifune, Montand e Liv eram, respectivamente, japonês, francês e sueca. Assim como Carmen Miranda, nascida em Portugal, era, mais que brasileira, carioca; e Carlos Gardel, na França, mais que argentino, portenho.

Todo mundo sabe de Carmen e Gardel. Mas saberá também que, para só falar de cantores, a grega Maria Callas era nascida nos EUA, o americano Dick Haymes na Argentina e o francês Jacques Brel na Bélgica? Ou que três dos maiores escritores em língua inglesa foram o polonês Joseph Conrad ("O Coração das Trevas"), o húngaro Arthur Koestler ("O Zero e o Infinito") e o russo Vladimir Nabokov ("Lolita")?

E que os cineastas mais típicos de Hollywood vieram de alhures —Frank Capra ("A Mulher Faz o Homem") da Itália, William Wyler ("A Princesa e o Plebeu") da então alemã Alsácia, Billy Wilder ("Crepúsculo dos Deuses") da Áustria, Michael Curtiz ("Casablanca") da Hungria e Elia Kazan ("Sindicato de Ladrões") da Turquia? Que os idem americaníssimos Cary Grant, Elizabeth Taylor e Bob Hope eram ingleses, assim como Errol Flynn australiano e Audrey Hepburn também belga?

Muitos cariocas sobre os quais nunca restou a menor dúvida nasceram longe de casa: Rubem Braga, Danuza Leão, Nara Leão, Roberto Menescal e Carlos Imperial no Espírito Santo, Nelson Rodrigues em Pernambuco, João Saldanha no Rio Grande do Sul, Leila Diniz em Niterói, Fernando Gabeira em Minas Gerais, Ivan Lessa e Miele em São Paulo.

E Tom Jobim, um dos pais da "Garota de Ipanema", nasceu na Tijuca. Mas vá dizer isso a Ipanema.

Fonte: Folha de S.Paulo - 06/11/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário