sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

MR. MILES




DIAS LINDOS PARA A PRÁTICA DO VIVER

Mr. Miles: aqui está fazendo um frio danado, embora os dias sejam muito lindos. O senhor tem preferência por alguma das estações do ano?
Janice Tavares Mion, Caxias do Sul, RS

Well, my dear, sou pelos dias bonitos, pela possibilidade de flanar e pela alegria de viver. Se você prestar bem sua atenção, verificará que há jornadas desse tipo em todas as estações do ano, exceto em alguns continentes de temperaturas constantemente extremadas. Veja, por exemplo, o caso de Dallol, na Etiópia, onde a temperatura média do ano inteiro é de 34 graus centígrados. Eis um lugar pouco recomendado para a prática do viver, don’t you agree?

No outro extremo da tabela — e veja que estou falando apenas de lugares habitados —, a cidade de Eureka, na província de Nanavut, no Canadá, não é, como sugere o seu nome, um grande achado. A temperatura média por lá (contando primavera, verão, outono e inverno) é de 19,7 graus negativos. Até mesmo Trashie, minha muito estofada raposa das estepes siberianas, pediu-me que não voltasse a levá-la para Eureka.
 
Confesso que até há alguns anos eu tinha uma ligeira preferência pelos dias hibernais, muito aconselhados para namorar sob as cobertas, provar single-malts e aquecer-se na prática de caminhadas ou cavalgadas. As you know, minha experiência com Schackleton, no Endurance, quase me deu imunidade ao frio.
 
Lately, however, tenho preferido o sol e o calor em função de algumas leves dores nas articulações que surgem no frio. Nada de muito grave, I must say.
 
Aproveito sua pergunta para lembrá-lo que nem todos os lugares têm quatro estações como as conhecemos. Ou apenas têm os nomes e não tem as estações, como grande parte de vosso pais, que ou tem chuvas ou tem seca. Em Angola, for instance, o nome inverno sequer existe. Há o verão, que é a grande estação chuvosa e quente e o cacimbo, quando não chove e a temperatura baixa apenas ligeiramente.
 
Na verdade, my dear, os romanos primeiro dividiram o tempo em cinco estações: três quentes e duas frias. A prima vera (que significa o primeiro calor), o tempus veranus (tempo da frutificação) e o aestivum (época de altas temperaturas e baixa umidade). O período frio era dividido em tempus autumnus (tempo do ocaso) e tempus hibernus (época da neve e da falta de fertilidade da terra). Ainda hoje, há culturas diferentes que usam outras maneiras de dividir o tempo. A China tem cinco estações: as nossas quatro e mais a estação de chuvas. A Índia tem três: o verão, o inverno e a estação de chuvas.
 
Seja como for, dear Janice, tudo isso são apenas convenções, muito úteis, aliás. However, como já tive a oportunidade de mencionar anteriormente, os melhores dias, nas palavras de meu saudoso amigo Nelson Montag, são aqueles que nos convidam para a prática do viver. Don’t you agree?

Fonte: O Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário