sexta-feira, 5 de março de 2021

MR. MILES


Os que adoecem quando viajam

Mr. Miles: eu adoro viajar mas minha mulher sempre fica doente ou se acidenta quando estamos de férias. O que devo fazer?
Getulio Bianco, por email

This is not a question; it’s a provocation, isn’t it? Diga-me você, my friend Getulio, o que eu — um simples viajante cheio de histórias — posso fazer para resolver seu problema? Há algumas respostas tentadoramente óbvias, que, however, eu não me permito fornecer, porque soariam grosseiras e descorteses. Se você pedisse a mesma orientação a um sujeito menos polido como o meu amigo Ricardo-sem-mais-delongas (essa é a sua alcunha) ele diria coisas como: “ Meu: porque você não leva essa mulher para fazer um descarrego?”. Ou: “Cara: viaja sozinho e deixa a ‘pobre no hospital”. Ou ainda: “Manda ela viajar com a sogrona e ‘se manda’ para outro lugar”.

Crude, isn’t it? 

Eu mesmo tenho que confessar que durante os anos que rodei o mundo com minha delicada Leslie, vivi uma história parecida. Dotada de um sistema gastro-hepático notavelmente delicado, my dear mate vivia recolhendo-se ao leito, nauseada, em alguns dos lugares mais lindos do mundo. A pobrezinha ainda se esforçava em me acompanhar, mas aquilo ia além de sua vontade. No entanto, my friend, ela não se acidentava! 

E se é fato o que você me relata, sua esposa deve pertencer à categoria definida por Sir Gordon Olwin em sua tese “ Viajantes: tipicidade e intercorrências” no capítulo “Anomalias dignas de menção”, com o subtítulo “Recorrências do azar”.

Olwin, que estudou 12457 viajantes de 83 nacionalidades para formatar seu estudo descobriu que uma pequena — mas não desprezível —, percentagem dos que deixam suas casas para explorar o mundo sofre, mais de uma vez, acidentes diversos em suas jornadas. “ À luz do bom-sendo, a ocorrência desses infortúnios em série se explica — diz ele —, pela superposição de dois dos aspectos já mencionados em ‘Da Etiologia do Viajor’ (cap. II): o estado de alumbramento, que produz a distração e a ausência de familiariedade com a locação, que gera o inesperado.”

Ou seja, my friend: cuide melhor de sua mulher na próxima viagem para evitar acidentes. E, em caso de mal-estar, nada melhor que a cup of tea, isn’t it?

Fonte: Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário