sexta-feira, 12 de março de 2021

MR. MILES


VIAJAR PARA JOGAR GOLFE?

Mr. Miles: sou golfista amador, viajo para jogar em diversas partes do mundo e vejo que esse esporte é um grande motivador de turismo no mundo inteiro. Porque, em sua opinião, ele ainda é tão incipiente no Brasil?
Luis Felipe Mansur, por email


Well, my friend, don’t worry: logo, logo estarão esburacando grandes áreas do Brasil para atrair gente como você. It’s just a question of time. Eu prefiro o whisky, mas tenho que reconhecer que esta é outra invenção escocêsa que deu certo. Esse esporte nascido em St. Andrews tem a formidável vantagem de permitir que as pessoas pratiquem-no ao longo de toda a sua existência. Ainda outro dia, em Marbella, vi uma acirrada disputa entre um jovem de vinte anos e um senhor de mais de noventa, ambos com o mesmo rating. A experiência prevaleceu, I must say. However, confesso que tenho certa relutância em classificar golfistas como viajantes, embora nada tenha contra o esporte. O fato, my friend, é que jogadores de golfe não viajam: locomovem-se em busca de novos greens. Do you know what I mean? A vocês raramente importa o país onde estão, a maneira como as pessoas vivem ou a história que eles têm. O fundamental é a dificuldade do buraco 14 ou o desafio do buraco 7. Am I right? 


Certa vez, o navio em que eu estava aportou em Veneza para uma visita de doze horas. For Christ Sake! Doze horas em Veneza é tempo suficiente para qualquer cidadão fazer, no mínimo, uma pequena recarga em seu acumulador-de-emoções-pelas-quais-vale-a-pena-viver.

Pois eis que assim que o acesso ao cais foi liberado, oito passageiros desceram do navio com seus tacos de golfe a tiracolo, embarcaram numa van e desapareceram rumo a um campo qualquer. Can you believe it? Golfe em Veneza?

Naquele momento lembrei-me de uma velha conversa que tive com Winston (N. da R.: Winston Churchill, ex-primeiro-ministro inglês) quando passávamos por um campo de golfe em Gales. Ciente de seu desapreço pelos esportes, apontei os jogadores no meio do bosque e provoquei: ‘Belo esporte, isn’t Winston?’ Ele deu uma longa baforada em seu charuto e me respondeu: “ Yes, Miles: o golfe é a melhor maneira de estragar uma caminhada.”

Fonte: Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário