sexta-feira, 3 de setembro de 2021

MR. MILES



O que ler antes de viajar
Prezado Mr. Miles: o senhor aprecia a leitura prévia de romances ou policiais ambientados em cidades ou países que pretende visitar? Estou com viagem marcada para Madri, Munique e Veneza  e adoraria encontrar literatura com situações vividas nessas regiões. O senhor teria alguma indicação?
Samantha Zulian de Medeiros, por email 

Excelente providência, my dear. Como diria uma velha amiga de muitas viagens, “Miles, darling: repertório é tudo. Imagine perambular por uma cidade sem ter lido nada sobre a sua história? Seria apenas uma meia-viagem, don’t you agree?” 

Concordo com ela. Mas concordo com você também, quando quer fazer uma leitura prévia de romances ou até de detective novels situados no destino de sua escolha. Devo à minha saudosa Agatha (N.da R.: Agatha Christie, autora de mais de 80 romances policiais), a inspiração de várias viagens que fiz por esse mundo.

Há muitas vantagens em ler (ou ver filmes) ambientados na cidade para onde você vai. A cor local, as referências de paisagem, os nomes de ruas e de parques. Mas, afterwards, quase sempre é possível ter uma noção da índole, dos costumes e do cotidiano dos cidadãos. Confesso que adoro livros de espionagem que adotam três ou quatro cidades como panos de fundo. E autores locais, que costumam entender melhor a dinâmica das cidades.

Mas algumas vezes, unfortunately, as cidades são tão mal-retratadas que um bom viajante fica com a certeza de que o autor jamais foi até ela. Bad books, bad trips. 

Quanto a sua pergunta, darling, a Madri moderna está quase sempre muito viva nos filmes de Almodóvar. But, recently, eu li o livro Maya do norueguês Jostein Gaardner, que começa em Fiji e termina em Madri, passando por Salamanca e Sevilha e me deu uma tremenda vontade de voltar à capital da Espanha. Experimente: o autor é o mesmo de O Mundo de Sofia. Há outro ótimo livro sobre a Espanha como um todo, chamado The New Spaniards, do meu compatriota John Hopper, que viveu anos por lá. Não é ficção, mas explica muito bem o comportamento desses ibéricos em vários campos do conhecimento.

Sobre Munique, I’m sorry to say, mas a maior parte dos livros situa-se na 2ª Guerra e, of course, não abre o apetite para viajantes. Sugiro, however, a novela Bessenwisser (O que sabe melhor), escrita por Steve Anderson. É muito bem-humorada e, além de Munique (e sua deliciosa cerveja), mostra a Alemanha logo após a queda do Muro. Wunderbar!

Quanto a Veneza, well, acredito que poucas cidades foram tão utilizadas como cenários de grandes livros. Ela aparece, sensual, em O amante de Lady Chatterley, de D.H. Lawrence e no delicado Morte em Veneza, de Thomas Mann. Eu sou um admirador de Um affair em Veneza, deliciosa obra de Andrea di Robilant, replete de intrigas e romances, escrita no século 18. O que, para Veneza — que nunca muda —, é o mesmo que um livro atual. No cinema pode-se vê-la dezenas de vezes, até mesmo em filmes de aventura como os de James Bond, Indiana Jones e O Turista, com Johnny Depp e minha mui estimada Angelina Jolie.

Fonte: Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário