segunda-feira, 1 de novembro de 2021

SILÊNCIO PURO

Fabrício CarpinejarFabrício Carpinejar

Ouvir o silêncio de alguém é a maior recompensa da vida. Não o silêncio mal-estar, não o silêncio carência e estremecimento, não o silêncio dificuldade de estar junto, não o silêncio que precisa ser pedido, não o silêncio recriminação para calar a boca, não o silêncio de vergonha e culpa, não o silêncio birra, não o silêncio de indiretas.

Às vezes o silêncio é funcional, para avisar daquilo que falta. Às vezes é tudo, menos silêncio.

Muito diferente do silêncio puro, merecimento da confiança.

A felicidade depende também de nossa capacidade de ficar quieto a dois.

Maravilhas de silêncio quando são retribuições da convivência. Quando estamos tão à vontade que não há vontade de legendar e dublar os pensamentos. Quando a telepatia se sustenta da proximidade da pele e do riso franco.

O silêncio do amigo depois de uma festa, quando pescamos estrelas no céu e brindamos a última cerveja da noite. O silêncio entre os amantes após o sexo, com beijos sussurrados e a paz das mãos dadas. O silêncio entre pai e filho feito de cócegas no umbigo e de uma sensação de imortalidade dos laços, de que nenhuma crise será capaz de atrapalhar a cumplicidade. O silêncio de irmãos adultos que, por um momento, são crianças, sentam ao lado como se estivessem assistindo a uma televisão imaginária e se chamam pelos apelidos de pequeno. O silêncio do livro sendo folheado dividindo a companhia na cama, o silêncio da dança povoado pelas canções favoritas, o silêncio de voltar para casa depois de cansativas viagens.

O silêncio de arremessar pedras ao rio para ver quem cria os maiores círculos. O silêncio da praia quando fechamos os olhos para as ondas quebrarem bem dentro de nossos ouvidos. O silêncio das trilhas na mata, escoltado pelos bichos, donos daquele lugar. O silêncio de dividir a estrada em longos trajetos.

O silêncio é a maturidade vindo, misto de reverência e respeito. Não é falando que dominamos o mundo, é permitindo o mundo soprar a sua anônima sabedoria, é admitindo as lacunas e as tréguas da perfeição.

Fonte: Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário