segunda-feira, 11 de maio de 2020

LUGARES

VICENZA - ITÁLIA - TEATRO OLÍMPICO 

Andrea Palladio um dos maiores construtores da Renascença foi o responsável pelo projeto de construção do Teatro Olímpico de Vicenza, o primeiro teatro coberto de toda a Europa. A obra foi encomendada pela Accademia Olimpica da cidade, e sua construção teve início em 1580, sendo finalizada em 1585. No dia de sua inauguração foi apresentada a peça Édipo Rei, de Sófocles. Como Palladio morreu em 1581, os trabalhos passaram às mãos de seu filho Silla e de Vincenzo Scamozzi que obedeceu às plantas originais, rascunhadas em 1579. Construído sobre as ruínas de um castelo, ao entrar você passa por um jardim com diversas esculturas.


Ao ultrapassar a porta da construção, o visitante se impressiona com um belíssimo salão, com paredes e tetos decorados com painéis ricamente pintados. Depois de passar por diversos painéis modernos que traçam o histórico do teatro e ilustram com figuras da mitologia greco-romana, chega-se à atração principal: o palco.


O auditório é em forma elíptica e comporta apenas 400 pessoas. Estátuas em tamanho natural, baixo relevos e pinturas ampliam o esplendor visual deste teatro. O teto é pintado de azul, com nuvens brancas, dando ao espectador a ilusão de estar num local ao ar livre. Vincenzo Scamozzi aproveitou a magnífica Porta Regia do proscênio e criou três pequenas ruas cuja perspectiva lembra a antiga Tebas, local onde se passa a ação de Édipo Rei. Este cenário original permanece até os dias de hoje.



Uma verdadeira aula de pintura em perspectiva que se delineia atrás de um majestoso portal. Essa foi a obra que marcou a inauguração do teatro e fica em exposição permanente. Obra prima de Scamozzi que representa as ruas das cidade Tebas. (Cfe. Wikipédia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário