sábado, 17 de setembro de 2022

QUEM FOI QUE DISSE QUE O TIO PATINHAS É TÃO RICO ASSIM?

Marcelo Duarte

Curioso aproveita o Dia dos Tios para falar da fortuna do famoso pato dos quadrinhos

Na próxima quarta-feira, dia 21, comemora-se o Dia dos Tios. "Comemora-se" é modo de dizer, pois quase ninguém sabe da existência da data. Ninguém sabe explicar tampouco por que o 21 de setembro foi escolhido.

Nos Estados Unidos, o Dia dos Tios é comemorado em 26 de julho, dois dias depois do Dia dos Primos (no Brasil, o Dia dos Primos é 26 de setembro). Se alguém sabe, ainda não se manifestou.

É quase uma festa clandestina. Por isso, sem saber quem homenagear, eu escolhi o Tio Patinhas, o personagem mais rico do mundo. E não sou eu quem está dizendo...

Quem disse então que o Tio Patinhas é tão rico assim?

Em alguns anos entre 2002 e 2013, a Forbes, uma das maiores revistas especializadas em finanças do mundo, divulgou uma lista chamada "The Fictional 15". Acostumada a listar os maiores bilionários do mundo anualmente, a publicação se dedicou também a elencar as 15 personagens mais ricas de desenhos animados, videogames, séries de TV, filmes e outras produções fictícias.

O vencedor foi o Tio Patinhas, "o pato mais rico do mundo". Na última estimativa feita pela Forbes, em 2013, o pato tinha uma fortuna avaliada em US$ 44,1 bilhões vindos da extração de minérios.

O perfil do "quaquilionário" na revista destaca a sua fama de pão-duro (tendo viajado no tempo só para usar um cupom promocional que já havia vencido e lutando por um pote de mel de US$ 2) e seus exercícios em uma piscina cheia de moedas de ouro.

Onde ele guarda tanto dinheiro?

A famosa caixa-forte do Tio Patinhas apareceu em 1951 na história "O Dinheiro Que Virou Picolé", de Carl Barks, um dos grandes nomes dos Estúdios Disney.

Outro desenhista famoso da equipe, Don Rosa, criou a planta arquitetônica, mostrando como é a caixa-forte por dentro. É o edifício mais alto de Patópolis e fica no topo do morro Mata-Motor. Tem 12 andares e um subsolo.

O cofre tem 27 metros de profundidade e é onde Tio Patinhas toma seus banhos monetários todos os dias. Há quem diga que Tio Patinhas compra tudo com dinheiro vivo.

A famosa moedinha número 1 fica guardada lá também?

Sim, é ali dentro que Tio Patinhas guarda a cobiçada moedinha número 1, criada também por Carl Barks. Ela apareceu na história "O Roubo da Caixa-Forte", publicada em setembro de 1953.

A moedinha de 1 dime (10 centavos de dólar) funciona como um talismã. Patinhas a recebeu na Escócia, quando tinha dez anos, depois de ter engraxado as botas enlameadas de um mineiro.

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário