quarta-feira, 23 de agosto de 2023

MAIS UM BUSTO

Paulo Pestana
Se os artistas são a alma de uma cidade, aqueles que são também professores formam uma categoria a parte e mereceriam ter toda homenagem. Não é assim. Há pontes com nome de engenheiro, espaços com referência a esportistas, políticos e até gente que pouca gente ouviu falar. Algumas vezes é até merecido. Para os artistas, muito pouco.

Mas eu tenho o meu panteão, meu fictício jardim de bustos, com a imagem de gente que subiu, mas que continua espalhando influência, amor e arte. Um deles é o de José Carlos da Silva, admirado como Carlinhos Sete Cordas, mestre do chorinho, professor de violão, sábio em tempo integral e que nos deixou há exatos quatro anos.

Carlinhos já era músico reconhecido quando chegou a Brasília, trazido por gente mais identificada com farra do que com música, com a promessa de uma "colocação", subterfúgio para definir um emprego público. O serviço não saiu, mas já no primeiro sarau encantou-se por uma morena, Alcione, motivo para nunca mais ir embora.

Impressionou o extraordinário Waldir Azevedo, que o levou para tocar pelo mundo, mas depois se aquietou como professor de centenas ou até milhares de alunos, ele não sabia precisar. Trabalhou na Escola de Música sem saber ler uma pauta, depois de deixar o maestro Carlos Galvão abismado com sua técnica. Só muito tempo depois é que gravou um disco com seu nome.

Agora aparece uma faceta que poucos privilegiados conheciam e que mostra que Carlinhos, para além das sete cordas do violão, também sabia usar muito bem as cordas vocais. Alcione Tomé, a morena que ele conheceu logo que chegou, está reunindo gravações caseiras que ele fez com canções que interpretava entre amigos e que nada têm a ver com o choro.

São canções recolhidas do velho repertório da música brasileira, como Tua Canção, de Ted Moreno, famosa nas interpretações das vozes potentes e amplas de Orlando Silva e Altemar Dutra. E Carlinhos solta a voz, bonita, bem colocada e expansiva, surpreendente para quem o ouvia falar, quase sempre contido, ouvindo mais do que falando.

Carlinhos chegou a cantar em público uma vez para sossegar uma turba de garimpeiros no Pará e foi muito aplaudido, mas preferia tocar. Em Vai ser Tão Fácil, de Igor Lancelotti, gravada por Elizeth Cardoso e depois Beth Carvalho, o cantor Carlinhos mostra muita qualidade; capricha nos agudos e sustenta as notas finais dos versos como os melhores seresteiros.

A letra triste – "é só em Deus não crer/ Fingir que sou feliz assim/ Vai ser tão fácil esquecer você/ Vou esquecer de mim" – contrasta com o sorriso que ele sempre carregava.

Ele também deixou o samba-canção Um Novo Céu, de Fernando César e Ted Moreno, gravada por Marisa Gata Mansa e Roberto Audi, entre outros. Aqui é só ele e o violão; sem outros instrumentos – para quê? – e com interpretação mais contida e menos dramática.

O meu fictício jardim de esculturas já tinha um busto do violonista; agora tem outro para o cantor.

Publicado no Correio Braziliense em 4 de agosto de 2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário