sexta-feira, 29 de setembro de 2023

ÍDOLOS E VILÕES

Carlos Heitor Cony
Venho reparando que nem sempre os leitores entendem o que lêem. Talvez seja erro meu, atrapalhado com aquilo que o Nelson Rodrigues dizia de si mesmo: os achaques das múmias.

Certa vez, escrevi uma crônica na Folha comentando que, apesar do pau cerrado que a crítica e os entendidos davam no Roberto Carlos e no Paulo Coelho, os discos de um e os livros de outro continuavam nas paradas, deslumbrando fãs e leitores.

Na primeira parte daquela crônica, eu repetia sem aspas a média das opiniões dos críticos e entendidos. Somente no final, constatava que ninguém dava bola para os conselhos dados ao público, que devia desprezar ou crucificar um e outro: os dois não passavam de charlatães, idiotas de pai e mãe.

Recebi centenas de e-mails elogiando a veemência e a oportunidade com que esculhambara Roberto Carlos e Paulo Coelho. Pasmem: entenderam às avessas o texto.

Pior: cometi o mesmo erro, semana passada. Escrevi sobre Maluf. Repeti, literalmente, a média dos comentários que lemos nas colunas, artigos e reportagens dos jornais e revistas. Jornalistas e funcionários da Justiça batem cartórios e bancos da Suíça, de todos os paraísos fiscais, trazem provas oficiais das contas de Maluf.

Navios adernados ao peso de tantos documentos, aviões com excesso de carga, despejam a papelada provando que Maluf tem de ir para a cadeia.

Passada a eleição, deixam Maluf em paz, tratando de sua vida e de seus negócios. Mas se ele avisa que pretende se candidatar, ainda que a síndico de um prédio, toda a parafernália se repete. Navios e aviões chegam abarrotados, trazendo novos documentos que provam sua improbidade.

Quis apenas mostrar como e por que a mídia fabrica ídolos e vilões.

Fonte: Folha de S. Paulo - 26/07/2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário