segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

NATAL NA ALEMANHA

Cartas de Berlim: Ah, o Natal na Alemanha...

Hoje, dia 26 de dezembro, ainda é feriado aqui na Alemanha, mais especificamente, o “segundo feriado de Natal”. Para você que planeja passar algum Natal em terras teutônicas, preparei um Pequeno Guia Prático das Boas Práticas Natalinas na Alemanha. Ou, se preferir, o PGPBPNA.

- Comece a se preocupar com os presentes já em abril. A troca de presentes no Natal é um ritual tão, mas tão importante, que merece até uma palavra própria na língua: Bescherung. Não, a troca de presentes na Páscoa ou na festinha da firma não pode ser chamada de Bescherung.

- Ainda sobre presentes, mesmo se comprar um frasco de sabonete líquido na drogaria mais próxima para presentear algum ente querido, não hesite em embalar lindamente e fazer um laço digno. Alemães dão muito valor ao tempo que você levou para embrulhar aquele presente “especial”.

- Prepare-se para assar muitos biscoitinhos de Natal para dar de presente ao longo do último mês do ano. Oi? Você não faz o tipo confeiteiro(a)? Então esteja preparado para ficar com a consciência pesada quando todo santo dia algum vizinho pendurar na sua porta um saquinho com os famosos “Plätzschen”.

- Esqueça as orgias gastronômicas natalinas brasileiras. Na Alemanha você vai provavelmente encontrar bastante comida, mas pouca diversidade. Então, conforme-se com provavelmente um prato de repolho vermelho, dois Klöße (bolinhos de batata) e um pedaço de ganso ou outra ave Natalina.

- Enquanto no Brasil o Natal é o segundo Carnaval, na Alemanha é um tempo de se recolher em nossa insignificância perante a natureza, que nos presenteia com dias curtos, frios e de pouco sol. O clima é de contemplação, calma e reflexão. Resumindo: você quer ficar em casa, pensando no que não fez durante o ano todo e engordando.

- Muito cuidado com o Glühwein, espécie de quentão alemão vendido nos típicos mercados de Natal para esquentar a alma. A combinação do álcool quente com temperaturas frias, mais o fato da qualidade do vinho não ser lá das melhores, sobe bem rápido à cabeça. Mantenha um cartãozinho no bolso com o seu endereço, em caso de perda total. É Natal, então sempre haverá bons samaritanos na rua para te levar para casa.

- Tenha sempre uma anedota sobre o Natal brasileiro na manga. O Natal alemão desse ano foi quente, com temperaturas pelo país de até 20 graus (!!!). E nada como um diálogo como o que tive ontem. Um verdadeiro tapa na cara da society:

- No Brasil, comemoramos o Natal no verão.

- Nossa, Natal sem neve! Não dá pra imaginar!

- Hum, (olha em volta) onde você está vendo neve exatamente?

Tamine Maklouf é jornalista e ilustradora nas horas vagas. Mora na Alemanha desde agosto de 2009, onde se encontra na “ponte terrestre” Dresden-Berlim. 

Fonte: Blog do Noblat - 27/12/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário