terça-feira, 13 de dezembro de 2022

UMA AMEAÇA A MENOS

Julio Abramczyk

Vacinação reduz casos de varíola dos macacos pelo mundo

O surto de Mpox, a varíola dos macacos, está deixando de ser uma ameaça à população, em todo o mundo. (A pandemia de coronavírus continua viva e ativa e é provocada por outro tipo de vírus; por isso as autoridades sanitárias recomendam manter o uso da máscara facial e evitar aglomerações).

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), a queda no número de pacientes afetados pelo Mpox passou a ser notada nos Estados Unidos na última semana do mês passado.

Do início do surto até 27 de novembro foram confirmados quase 30 mil pacientes nos EUA; no Brasil, foram comunicados 9.905 casos.

Os CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos) assinalam atualmente menos de dez casos diários de Mpox.

Os especialistas referem que a taxa diária reduzida de novos casos foi obtida através de vacinação e orientação para comportamento adequado entre pessoas de alto risco de contrair a doença.

No Brasil, as atividades da sala de situação do Ministério da Saúde acompanharam de maio a julho deste ano os casos relacionados ao Mpox.

Em 11 de julho foram encerradas as atividades da sala de situação, e os problemas relacionados ao Mpox ficaram a cargo do setor de doenças crônicas e de infecções sexualmente transmissíveis.

Anteriormente denominada varíola dos macacos, esta virose sofreu alteração para Mpox para evitar estigmas em pacientes do sexo masculino. E, principalmente, porque a denominação é inadequada, já que os macacos não são o reservatório do vírus da varíola.

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário