quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

NÃO TROPECE NA LÍNGUA


ENTREGA A DOMICÍLIO A CURTO PRAZO
--- Qual a forma correta da seguinte locução encontrada comumente nos anúncios publicitários: entregamos a domicílio ou entregamos em domicílio? L. C., Salvador/BA
--- A frase correta é: entrega em domicílio ou entrega a domicílio? Ariana de Oliveira Terceiro, Santa Quitéria/CE
Dizer entrega a domicílio é tão válido quanto entrega em domicílio. A divisão “certo” e “errado” em termos de língua é relativa. Em domicílio é o certo segundo a gramática normativa, porque “entregar não é verbo de movimento” (se bem que a mim dá a ideia de movimento, sim, igual a levar, a ir até o domicílio para fazer a entrega) e porque se diz “entrega em casa”. Este último argumento é falho porque também se diz “cheguei em casa” embora continue sendo “cheguei à conclusão”. A domicílio é o certo no português brasileiro não padrão e até mesmo no português-padrão (culto), pois é assim que se expressa a maioria das pessoas de escolaridade completa.
A regra purista, conforme registra o dic. Houaiss, é usar a domicílio com palavras que indicam movimento (levar roupa, mandar o lanche, enviar bilhetes, trazer uma pizza, ir até a casa) e em domicílio quando sem movimento (dar aulas, cortar cabelo, fazer a unha/comida/consertos na casa da pessoa). Em resumo: entregar em domicílio e levar a domicílio. No entanto, a prática indica que essa diferenciação está ultrapassada, pois o uso mais comum é a domicílio em ambos os casos. 
Estudos de filologia mostram a grande variedade de uso da preposição A, indicando que equivale a “em” nalgumas expressões avulsas e concorre com “em” noutras, como nos dias do mês [a/aos ou em 29 de maio]; ademais, “em algumas locuções designa o modo” [a cavalo, às pressas]. Não se pode pensar que a domicílio designa modo – o modo de entrega? 
Essa tendência ao emprego do A não ocorre somente no português. Ao assistir ao filme “O filho da noiva” observei que, na caixa da pizza que o casal havia solicitado, estava escrito Entrega a domicilio – isso na Argentina. Amiga minha que mora na Espanha confirmou que lá também se diz “entrega a domicilio”. Eu me pergunto se em tais países o pessoal vive discutindo esse tipo de coisa. Será que os professores argentinos e espanhóis ficam dizendo que os vendedores de pizza estão todos errados?
O que proponho é a aceitação do diverso: aceitar tanto a entrega ou coleta em domicílio, como em casa ou a domicílio.
A CURTO, MÉDIO OU LONGO PRAZO
É também dentro desse espírito de concorrência das preposições em e a que temos três possibilidades de uso:
  • Sentiremos as consequências a médio prazo.
  • No longo prazo, o mal que a reeleição vai produzir é coisa muito séria.
  • Nossas finanças estarão recompostas em curto prazo.
Embora as três formas sejam válidas, as expressões correntes são a curto prazo e a longo prazo, como registra o Houaiss. Não há razão para certo corretor ortográfico sugerir apenas “em” curto prazo e “em” longo prazo. Eis mais evidências de que é muito comum, na língua portuguesa, a preposição em comutar com a
  • Vende-se a quilo / em quilo. 
  • Eles tocam a 4 mãos / em (com) 4 mãos. 
  • A favor do vento / em seu favor. 
  • Parou à frente / na frente / em frente da escola. 
  • Àquela altura / naquela altura dos acontecimentos.
  • Àquela época / naquela época... 
Fonte: www.linguabrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário