domingo, 25 de outubro de 2020

CHEGANDO ATRASADO

CHEGANDO ATRASADO

Estávamos em Nuremberg percorrendo a cidade antiga que é cercada por muralhas. Nossa guia indicou a hora e o local onde deveríamos estar para irmos ao nosso hotel depois do passeio. Enfatizou que deveríamos ser pontuais uma vez que o local onde o nosso ônibus nos aguardaria não permitia o estacionamento por tempo superior a quinze minutos.

O retorno deveria ser pelo mesmo caminho de acesso, o que importava em passar por um portão medieval e uma espécie de ponte levadiça sobre o que em outras épocas teria sido um fosso a separar/proteger o castelo de invasores.

Tínhamos como colega de viagem um Delegado de Polícia aposentado. Homem calmo, de poucas palavras e muitas fotos, com um bom senso de localização, mas sobretudo pontual, o que conta muito quando se viaja em grupo.

Ao retornarmos ao local combinado, já não sabíamos ao certo o caminho correto. Mas o Delegado ia na nossa frente e por isto alguém falou que se fôssemos atrás dele não teríamos problemas.

Eu estranhei o roteiro por ele empreendido, uma vez que não passou pelo portão medieval, mas sim, ao lado do mesmo, numa rota que contornaria o castelo.

Ponderei que o caminho não estava correto mas fui voto vencido. O faro do policial estava acima de qualquer suspeita e portanto, não se enganaria, foi o que me disseram convictos.

Até então não tínhamos conversado com o Delegado.

O horário marcado estava chegando ao limite quando o Delegado, que ia a nossa frente e sempre fotografando, começou a voltar.

Seguimos a sua trajetória e eu passei a sentir um sabor de vitória ante a evidência de que o nosso improvisado guia havia se enganado. Mas não falei nada em respeito ao bom convívio que deve existir numa viagem coletiva.

Quando chegamos (atrasados) no local de encontro, entramos no ônibus sob as vaias dos pontuais, quando alguém quis se justificar alegando que o Delegado tinha errado o caminho.

Foi então que o Delegado, sem entender nada, falou:

- Eu fui tirar umas fotos daquele lado do castelo e vocês foram fazer o que para aqueles lados?

Nenhum comentário:

Postar um comentário