sexta-feira, 9 de abril de 2021

MR. MILES

Mr. Miles: para conhecer o mundo, qual é o melhor caminho: mudar os lugares por onde se passa ou deixá-los como estão?
Roberto Pedreira de Freitas Ceribelli, por email

Nice question, Robert: missionários, cruzados, invasores, evangelizadores e divulgadores de todas as fés e ideologias vagam pelo mundo para mudá-lo. Eu os vejo, sempre, my friend. Eles não vêem nada. Não escutam som algum. Não aspiram o aroma dos mercados e dos campos. Não procuram a alegria nas pessoas. Pessoas que transitam dessa forma não são viajantes, I’m afraid to say. Eles transportam um mundo irremediavelmente pronto no interior de seus corações e querem mudar os lugares e as pessoas porque — poor people! — têm a ilusão de que sabem tudo.


Viajar, my fellow, é justamente o contrário. Mente desarmada, disco rígido limpo, olhos ávidos, desejo de aprender (ainda que seja para ter substância ao discordar). 

É de uma ultrajante pretensão passar pelos lugares para deixar marcas. São os lugares, my friends, que marcam as pessoas. Plantam flores no jardim da memória; erguem mirantes para pontos-de-vista mais amplos e abrangentes. E, last but not least, costumam ser extremamente divertidos.

Fonte: Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário