sexta-feira, 6 de agosto de 2021

MR. MILES

Lady Di e a alegria a bordo

Mr. Miles: o senhor saberia dizer por que os pilotos de avião nunca passam aos passageiros informações sobre o que está acontecendo em Terra? Nem mesmo o placar da final da Copa do Mundo, que eu fiquei sem saber durante um vôo intercontinental?
Tales Franciso de Mello

Well, my friend: não existe regra escrita sobre o assunto, mas o bom senso indica que, quando estamos no ar, os comandantes nos deixam, in fact, fora do ar. Breaking news quando chegam a bordo de uma aeronave podem provocar reações inesperadas entre os passageiros. Usemos o seu exemplo, que é o menos grave: digamos que o comandante de um vôo heading to South America abra seu microfone para informar que o Brasil ganhou da Argentina na final de uma Copa do Mundo ou vice-versa. Haverá, of course, manifestações de alegria por parte dos vencedores. Os perdedores, por sua vez, podem não ter o fairplay necessário, resultando o tema em uma indesejável demonstração de desforço físico, pouco recomendável para o confinado ambiente de uma aeronave.

Do you know what I mean?

Há outras muitas situações em que o silêncio oriundo da falta de comunicação dos passageiros, vale ouro. Um comandante de bom-senso nunca vai anunciar que, enquanto o vôo está em andamento, um terremoto devastou determinado pais. Tampouco que iniciou-se uma guerra ou ocorreu um atentado de grandes proporções. Todas essas informações podem, potencialmente, causar grande pânico dentro da aeronave. Eis porque, my friend, os canais de bordo sempre oferecem entretenimento, documentários ou notícias selecionadas sem potencial destrutivo. Captain Crandall, um ex-piloto de grandes aviões comerciais ingleses, contou-me, certa vez que, por absoluta estupidez do responsável pelo entretenimento de bordo, um dos filmes disponíveis exibia uma terrível tragédia aérea. A negligência do cidadão provocou inúmeros ataques de pânico no vôo daquela noite, tendo a tripulação que intervir com calmantes indicados para a situação. O funcionário, of course, foi demitido.

Há casos, however, em que o comandante, querendo compartilhar sua própria dor com seus desinformados passageiros, acaba cometendo erros capitais. Essa situação ocorreu com um amigo meu durante um vôo entre São Paulo e Toronto, no Canadá. Alta madrugada, o avião ainda sobrevoando os Estados Unidos, as luzes da cabine acendem-se e ouve-se a mensagem: “Ladies and gentlemen: I have some bad news for you”. Más noticias? Num avião em altitude de cruzeiro? Ora: ou havia um seqüestrador na cabine de comando, ou o combustível estava por terminar. O aviso provocou um frisson de calafrios entre os viajantes. Rapidamente, porém, quase aos prantos, o comandante informou: “Lamento informar que acaba de falecer, em um acidente de automóvel em Paris, nossa beloved Lady Di.”

De acordo com meu amigo, aquele avião foi, provavelmente, o único lugar do mundo em que o passamento da princesa foi comemorado com alegria e abraços aliviados.

Fonte: Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário