sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

MR. MILES


VIAJAR NÃO É ARITMÉTICA: É POESIA

Esse clichê de chamá-lo de “o homem mais viajado do mundo” não passa de um grande erro. Por favor, visite o site www.mosttraveledpeople.com e comprove. (…) Usar esse título é enganoso e mostra um grande desrespeito com todos os viajantes.
Thiago Ghilardi, por email

Caro Mr. Miles: (…) você é com certeza muito viajado, tanto quanto eu, mas jamais pode considerar-se o homem mais viajado do mundo, pois há gente que conhece muito mais lugares do que nós dois. Basta consultar o Traveler’s Century Club, sociedade a qual pertenço e que congrega viajantes que conhecem até 300 países!.
Pedro Yannoulis, por email

My dear friends Thiago and Pedro. Antes de mais nada, quero lhes esclarecer de que não estou participando de qualquer tipo de competição. Creio que o primeiro jornal a me atribuir esse honroso (porém duvidoso) epíteto, foi o Berliner Morgenpost, baseado em informações de terceiros. Aos poucos — e para minha surpresa, — ví meu nome ecoar em veículos asiáticos, africanos e americanos, sem jamais compreender a origem do superlativo. A bem da verdade, fellows, nunca tive a curiosidade de calcular o número de países ou cidades que visitei. Além da pesquisa longa, minuciosa e inútil que essa busca demandaria, não sou um viajante ligado a estatísticas. Os números que freqüentemente me são atribuidos são aleatórios e irrelevantes. Servem, as I understand, como um chamariz para os leitores e, se eles ficarem satisfeitos com minhas singelas narrativas, so do I.

Viajar, my friends, tem a ver com prosa, poesia, compreensão e tolerância. Trata-se, a meu ver, de uma uma ciência necessariamente inexata, sem qualquer conexão com o mundo dos números e das cifras — exceto pelas referências comparativas que eles nos oferecem.

Não sou, indeed, um colecionador de viagens. Não pertenço a clubes ou associações e, em nenhuma circunstância, coloco alfinetes em um mapa-mundi. Há pessoas que adoram ser registradas em livros de recordes ou que têm paredes repletas de medalhas. Unfortunately, não sou uma delas. Sou apenas um viajante incorrigível. Os que me consideram o homem mais viajado do mundo devem fazer algum tipo de ultrajante equação que multiplica a incidência de minhas jornadas por minha notória longevidade. I don’t care about. Devo estar em Muscat pela décima vez em minha vida. Cada passo que dou é uma nova feliz descoberta — que não vale um mísero ponto para quem vive de estatísticas. Mas que vale sempre, e muito, para mim. Do you know what I mean?

Fonte: Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário