domingo, 1 de novembro de 2020

INVASÃO RUSSA

INVASÃO RUSSA - 
(pequeno relato de viagem)

12/09/2018 - Rímini/Bolonha
O dia de hoje foi dedicado apenas às providências de retorno à Bolonha, onde chegamos por volta do meio-dia. Tratamos de descansar, não projetando nenhuma atividade-fim. 

De qualquer maneira faço o registro de duas observações que fizemos ao longo dos dias: a primeira é a grande quantidade e pedintes pelas ruas de Bolonha. Em sua esmagadora maioria são pessoas oriundas da África e alguns poucos com traços europeus.

Por outro lado, nos dois dias que permanecemos em Rimini, encontramos uma grande quantidade de afro-descendentes pelas ruas daquela cidade, mas em nenhum momento notamos a presença de algum pedinte.

A outra constatação, diretamente relacionada a Rimini, é a presença de turistas do leste europeu. É algo que se constata, não apenas no visual das pessoas que desfilam pelas ruas adjacentes às praias mas também pelo som próprio da linguagem russa.

A propósito, os restaurantes apresentam os cardápios em italiano e em russo. Nas ruas, anúncios como o da foto abaixo são comuns.


Depois de termos jantado num desses restaurantes, empreendemos uma pequena caminhada por uma pequena feira que havia nas proximidades.


Paramos numa, cujos objetos à venda eram exclusivamente relacionados com aquele país. A moça que nos atendeu conseguia se comunicar em italiano, mas nos disse que era da Russia e estava tentando ganhar a vida vendendo aqueles produtos.




Veja-se que o último painel contém explícito apelo publicitário com a figura do presidente Putim. Sinal dos tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário