quinta-feira, 3 de março de 2022

"DE GETÚLIO VARGAS PARA BOLSONARO: OUÇA O CHANCELER"

"DE GETÚLIO VARGAS PARA BOLSONARO: OUÇA O CHANCELER"
Elio Gaspari

Se eu tivesse ouvido em 1941 Góes e Dutra, em vez de Aranha, estaria frito

Prezado presidente,

O senhor não gosta de mim e a recíproca é verdadeira. Escrevo-lhe para sugerir alguma cautela diante da guerra europeia.

Pretendo ater-me aos cuidados que tive entre agosto e setembro de 1941, quando a tropa alemã entrou em Kiev. Como o senhor sabe, Hitler invadiu a Rússia em junho num ataque fulminante e em agosto estava nas proximidades da capital da Ucrânia, a caminho de Moscou. Foi uma guerra diferente na forma e no conteúdo, mas vou lhe contar o que acontecia no palácio do Catete e outras coisas que eu só soube quando vim para cá.

A invasão da Rússia já tinha data marcada quando o presidente americano Franklin Roosevelt mandou ao Rio um escultor para fazer meu busto. Dois dos meus conselheiros, os generais Dutra (ministro da Guerra) e Góes Monteiro (chefe do Estado-Maior), achavam que a máquina alemã seria invencível na Rússia.

Nenhum de nós sabia que o secretário da Guerra, Henry Stimson, estava de olho no Brasil. Três dias antes da invasão da Rússia ele escreveu ao presidente, temendo que os alemães pulassem do Norte da África sobre o nosso território. (A menor distância para se atravessar o Atlântico Sul vai da costa africana ao Saliente Nordestino.) Lembro-lhe que os Estados Unidos não haviam entrado na guerra, mas ele queria "salvar o Brasil". Como? Instalando uma base no Nordeste.

Eu mandava sinais para os dois lados. Quando falei nos riscos do "capitalismo financeiro cosmopolita", o embaixador americano assustou-se. Já o alemão acreditava que o Brasil estava afastado dos Estados Unidos. Muita gente supunha que os russos estavam perdidos, imagine que chegaram a tirar múmia do Lenin de Moscou.

Os americanos mandaram para cá um coronel que reclamava do Dutra e do Góes. Os alemães talvez soubessem de alguma coisa, porque eles viram o Churchill no Rio Grande do Norte. Parolagem.

Na bolha do palácio do Catete tudo ia bem. Minha mulher deu uma linda festa no Teatro Municipal e a Academia Brasileira de Letras elegeu-me para a cadeira que tem como patrono o Tomás Antônio Gonzaga. A favor dos americanos, ouvia-se, exaltado, o chanceler Osvaldo Aranha que investiu contra o Góes e o Dutra. Isso no dia em que começou a batalha de Kiev.

E eu equilibrando-me. Os americanos mandaram para cá até o Walt Disney. Queriam nos ensaboar.

No final de setembro os alemães entraram em Kiev. Eu me aborrecia com a insistência dos americanos para construir bases aéreas e navais no Brasil, mas desde o primeiro momento alinhei-me com Roosevelt. Não me passava pela cabeça ficar contra os Estados Unidos, mas eles não estavam na guerra.

Eu não sabia, mas podia intuir, que os americanos planejavam um desembarque em Natal. Também podia intuir que o Japão iria à guerra com os Estados Unidos, mas nunca da maneira que o fizeram.

Como o senhor sabe, o Japão atacou, liberei a construção da base de Natal e ela foi uma das principais pistas de pouso dos aviões americanos. Declarei guerra ao Eixo e, depois do desembarque Aliado na Europa, nossa Força Expedicionária chegou à Itália. Equilibrei-me. Tivesse ouvido o Góes, o Dutra e alguns conselheiros em 1941 e estaria frito.

Ouça o chanceler, eu ouvia o Aranha.

Respeitosamente,

Getúlio Vargas ​

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário