quinta-feira, 14 de abril de 2022

CAMISA DA SELEÇÃO DA ITÁLIA

CAMISA DA SELEÇÃO DA ITÁLIA

Por que a camisa da seleção da Itália é azul, cor ausente na bandeira do país?

A cor da camisa da famosa Squadra Azzurra (“Esquadra Azul”), a Seleção da Itália, é uma homenagem aos Savóias, família real que protagonizou a unificação da Itália no século 19.

O azul, cor oficial da realeza italiana, passou a tingir o uniforme da seleção de futebol em 1911, quando o país ainda era uma monarquia.

Na instauração da república, em 1946, a única alteração foi a troca do escudo real – vermelho com uma cruz branca, representando o brasão da família – por outro com os tons da bandeira: verde, branco e vermelho.

Mas o azul não foi a única cor do time italiano. Nas duas primeiras partidas oficiais da seleção, o uniforme era branco, simplesmente pelo fato de o tecido ser mais barato.

Em 1937, a equipe adotou um modelo todo preto, cor-símbolo do governo fascista do primeiro-ministro Benito Mussolini.

A experiência teve vida curta e o azul voltou a ser a cor a camisa da seleção da Itália depois da Segunda Guerra Mundial, em 1945.

A opção por essa cor influenciou times da colônia italiana espalhados pelo mundo.

No Brasil, o Cruzeiro também joga com a camisa azul e o Palmeiras já usou a mesma cor antes de optar pelo verde. Vale lembrar que a Azzurra não é a única seleção que traz cores diferentes da bandeira no uniforme.

A Holanda, chamada de “Laranja Mecânica”, também veste o tom de sua família real, em vez do vermelho, do branco e do azul de sua bandeira.

Já o Japão prefere as cores da Federação Japonesa de Futebol, o branco e o azul, no lugar do vermelho e do branco do estandarte nacional.

Notícia publicada originalmente em Super Interessante

Fonte: italianismo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário