terça-feira, 26 de abril de 2022

MITOS DIFÍCEIS DE MATAR

MITOS DIFÍCEIS DE MATAR
Ruy Castro

Gentileza gentil, Virginia com Getulio, Oswald no PCB etc

Certos mitos são mais difíceis de matar do que Rasputin. Você os questiona, contesta, pede as provas, desmistifica e pensa que os enterrou. Mas eles voltam, trazidos pela tendência do ser humano a repetir histórias que ouviu desde que nasceu e nunca se preocupou em checar.

O mito do "profeta" Gentileza (1917-96) é um caso. Era um tipo folclórico que, nos anos 70, vivia entre Rio e Niterói e cujas mensagens de paz e amor, escritas por ele nas pilastras do viaduto do Caju, estão agora em adesivos e camisetas —a mais famosa é "Gentileza gera gentileza". A frase é boa, mas, na vida real, Gentileza era só doido: um desvairado de camisolão que ofendia, ameaçava e dava corridas nas moças de batom, calça comprida ou minissaia que passavam pela região das barcas.

Outra história, comum em livros sobre Vinicius de Moraes, é a de que o poeta, cônsul do Brasil em Los Angeles de 1946 a 50, "estudou cinema com Orson Welles em Hollywood". Mas nenhuma das muitas biografias de Orson fala que um dia ele deu um curso de cinema. A não ser que Vinicius tivesse sido convidado à filmagem de algumas cenas de "A Dama de Shangai" (1947). Mas isso seria "estudar cinema" com Orson?

E o pessoal não se cansa de repetir que Virginia Lane foi amante de Getulio Vargas. Virginia começou a contar essa história nos anos 80, e ela pegou. No fim, já estava dizendo que, na madrugada de 24 de agosto de 1954, ela "estava na cama com Getulio no Catete quando os homens do Lacerda invadiram o quarto, mataram Getulio e a jogaram nua pela janela do Palácio". Incrível, ninguém no Catete naquela noite teve a sorte de ver nada disso.

E outra lenda é a de que Oswald de Andrade foi membro do Partido Comunista nos anos 30. Ninguém consegue dizer quando se filiou, quem era o responsável por ele, em qual célula operava e por que nunca foi preso. Da brava Pagu no PCB, sim, sabe-se tudo. Mas Oswald foi só um torcedor e ainda malvisto pelo time.

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário