sexta-feira, 2 de setembro de 2022

LISBOA VIRA A CIDADE COM MAIS ELEITORES BRASILEIROS NO EXTERIOR

Giuliana Miranda

Número de inscritos para votar na capital lusa aumentou 113% em relação a 2018

Lisboa desbancou Boston e Miami, nos EUA, e tornou-se a cidade com mais eleitores brasileiros no exterior. As eleições de 2022 terão 45.273 cidadãos aptos a votar na capital portuguesa, o que representa um aumento de 113,6% em relação ao pleito de 2018.

O número de eleitores brasileiros no país como um todo também disparou, com alta de 106% nos últimos quatro anos. Com 80.866 pessoas aptas a votar, Portugal ultrapassou o Japão e é agora o segundo maior colégio eleitoral, atrás apenas dos Estados Unidos.

No Porto, há atualmente 30.098 cidadãos com registro eleitoral: um salto de 110,4% em comparação a 2018. A cidade assumiu a sexta colocação no ranking das localidades estrangeiras com mais eleitores. Em Faro, no Sul de Portugal, os eleitores cresceram 52% em relação às últimas eleições, chegando agora aos 5.525 votantes.

Outros países também registraram alta. Com isso, o número de eleitores brasileiros no exterior em 2022 chegou a 697.078, um aumento de quase 40% em relação às últimas eleições presidenciais.

Desde 2017, a imigração brasileira em Portugal tem crescido em ritmo expressivo. Segundo dados do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), há cerca de 252 mil residentes legais atualmente. Como as estatísticas não incluem pessoas em situação irregular e nem quem tem dupla cidadania portuguesa ou de outra nação da União Europeia, estima-se que haja pelo menos 400 mil brasileiros no país de Camões.

As novas inscrições eleitorais em Portugal, no entanto, também incluem pessoas que já viviam no país há mais tempo, mas só agora optaram por transferir os títulos.

Cônsul-geral do Brasil em Lisboa, o embaixador Wladimir Valler Filho avalia que o aumento no número de eleitores é multifatorial, mas não se pode desconsiderar a expansão da comunidade.

"Eu acho que temos de levar em consideração fatores variados. Portugal tem sido, digamos assim, quase que um destino prioritário nesse movimento de migração brasileira. Temos visto um aumento nos últimos anos", afirmou, em entrevista a jornalistas brasileiros nesta quarta-feira (31).

"Tendo em vista também a obrigatoriedade do voto, é natural que, uma vez residindo e se estabelecendo em outro país, o cidadão venha a ter toda a documentação [regularizada], e não só nas questões relativas à permanência no estado acolhedor", completa.

Apesar do clima de polarização das eleições, o embaixador minimizou preocupações com a segurança. O efetivo de vigilantes particulares contratados pelo consulado acompanhou o aumento de eleitores e passou de 5 para 10. Haverá também presença constante de agentes da PSP (Polícia de Segurança Pública) portuguesa.

Como em anos anteriores, a votação na capital portuguesa acontecerá nas instalações da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. O número de sessões eleitorais, no entanto, mais do que dobrou, passando de 61, em 2018, para 118 em 2022.

Serão 58 mesas receptoras de votos, contra as 28 existentes no pleito anterior. Para cuidar do processo, foram convocados 232 mesários.

O cônsul do Brasil faz questão de destacar que só poderão votar os cidadãos que tenham efetuado a transferência do título de eleitor e estejam com a inscrição validada no TSE. Wladimir Valler Filho também salientou que as sessões eleitorais no exterior não dispõem de voto em trânsito. "Quem estiver de passagem por Lisboa, não vai poder votar", explica.

Também não será possível justificar o voto presencialmente em Portugal. O processo deverá ser feito através do aplicativo e-título, do TSE.

As autoridades encorajam que todos eleitores baixem o programa antecipadamente e anotem o número da respectiva sessão eleitoral.

Em 2018, o presidente Jair Bolsonaro, agora candidato à reeleição, ganhou com folga entre os eleitores em Portugal.

Fonte: Folha de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário