sábado, 21 de janeiro de 2023

COMO OO7 NOS GANHOU EM 1 SEGUNDO

Ruy Castro

Monty Norman, autor do James Bond Theme, morreu no dia 11 último

James Bond, com 26 ou 27 filmes até agora, deve ser a série mais bem sucedida do cinema. Não sei de outra franquia nas mãos da mesma empresa por 60 anos. Como muita gente, aderi a Bond desde o primeiro, "O Satânico Dr. No" (1962, rebatizado anos depois como "007 Contra o Satânico Dr. No"), mas só lhe fui fiel até "Com 007 Viva e Deixe Morrer" (1973) ou coisa assim. Já então a necessidade de cada filme superar o anterior em efeitos especiais, explosões e gadgets tornara-os impróprios para maiores de 13 anos, e eu estourara a idade. Nunca mais vi nenhum.

Bond nos ganhou logo a um segundo de jogo em "Dr. No", com os títulos de Maurice Binder (as luzes em cores que se tornavam a mira da pistola) e o tema composto por Monty Norman, com o riff de guitarra, então moderníssimo, e o arranjo de cordas e big band. Pelo que sei, as luzes e o tema acompanharam Bond para sempre, mesmo que estilizados, mantendo a unidade da série. Binder morreu em 1991. Norman se foi no dia 11 último.

Ao contrário de Binder, designer brilhante, autor também dos títulos de "O Sol por Testemunha" (1960), "Barbarella" (1968) e muitos outros filmes, Monty Norman nunca mais fez nada importante. Nem precisou —só o uso de seu tema em tudo que se referisse a Bond iria sustentá-lo pelo resto da vida. O problema é que, já no segundo filme, "Moscou Contra 007" (1963), ele esteve a pique de perder a música.

John Barry, responsável pela trilha deste e dos 007 seguintes, incorporou "The James Bond Theme" aos seus próprios temas. Para todos os efeitos, ficou sendo seu autor e, espertamente, não se lembrava de desmentir. Norman levou anos disputando-o na Justiça até ser reconhecido.

O tema de Bond foi ouvido pela primeira vez na estréia de "Dr. No" em Londres, na noite de 5 de outubro de 1962. Poucas horas antes, chegara às lojas o primeiro compacto dos Beatles: "Love Me Do". Que dia, hein?

Fonte: Folha de S. Paulo - 24/07/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário