segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

SAIBA POR QUE MUITA GENTE TEM MEDO DA SEXTA-FEIRA 13

Marcelo Duarte

Na Itália, o dia de azar cai nas sextas-feiras 17; na Grécia, o problema são as terças 13

Sexta que vem é dia 13. Esta data, sexta-feira 13, é conhecida também como "dia do azar". Este ano, teremos duas sextas-feiras 13. Anote aí: a outra será em outubro.

Num ano, podemos ter uma sexta 13 (que é o mais comum), duas sextas 13 ou, no máximo, três sextas 13 (como só acontecerá em 2026).

Um daqueles levantamentos curiosos aponta que 60 milhões de pessoas no mundo dizem mudar suas rotinas nas sextas-feiras 13. Algumas não vão trabalhar, outras evitam pegar o carro e as mais medrosas passam o dia todo na cama.

Você acredita nessas coisas?

Que nome se dá para quem tem medo de sexta-feira 13?

Quem tem medo da data é chamado de (respire fundo!) parascavedecatriafóbico.

O termo vem da junção das palavras gregas "paraskevi" (sexta-feira), "dekastreis" (treze) e "phobia" (medo). A palavra é considerada uma variação do termo "triscadecafobia", ou "fobia do número 13".

Quem inventou essa história de "dia do azar"?

A superstição de que as sextas-feiras 13 são dias de profundo azar é bastante antiga. Mas quem ajudou a disseminar essa história mais recentemente foi o empresário e financista americano Thomas W. Lawson (1857-1925).

Em 1907, ele lançou o romance "Friday, The Thirteenth" (Sexta-feira, 13), que conta a terrível história de um corretor de Wall Street que manipula o valor de ações para deixar seus inimigos na miséria.

O que aconteceu com ele?

Em 13 de dezembro daquele mesmo ano, uma sexta-feira, o enorme barco que Lawson mandou construir —e que levava seu nome— afundou. Era o maior veleiro já construído sem motor de propulsão e transportava 60 mil barris de óleo.

O naufrágio aconteceu nas primeiras horas do sábado, dia 14, mas em Boston, nos Estados Unidos, onde Lawson vivia, ainda era sexta-feira 13. Isso ajudou a popularizar o tal medo das pessoas pela data.

Embora tenha sido um milionário, Lawson morreu com muitas dificuldades financeiras

O mundo inteiro tem medo da sexta-feira 13?

Nada disso. Na Grécia e em países de língua espanhola, o problema é com a terça-feira 13. Na Itália, o dia de azar cai nas sextas-feiras 17. Este ano, teremos uma terça 13 (junho) e, pobre italianos, três sextas 17 (fevereiro, março e novembro).

Boa sorte para eles!

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário