sábado, 4 de março de 2023

CONHEÇA AS BALEIAS-CANTORAS E SUAS SINFONIAS MARÍTIMAS

Marcelo Duarte

Os animais fazem sons que percorrem todo o oceano, mas cientistas ainda não têm certeza do motivo da barulheira

Arrumando os armários de casa durante o Carnaval, eu encontrei toda a coleção das "Estorinhas de Walt Disney" (assim mesmo: "estorinhas" com "e"), que colecionei na minha infância. Faz tempo isso. O primeiro livrinho foi lançado em 1970.

A coleção teve um total de 48 volumes e todos vinham acompanhados de um disco compacto (que é aquele pequeno, com a história sendo contada dos dois lados). O mais curioso de todos é o livro número 40: "A Baleia Cantora".

A criativa história de Willie, uma baleia-cachalote que cantava ópera, foi lançada em desenho animado no ano de 1946, dentro de uma coletânea chamada "Música, Maestro!". Tudo isso para dizer que, como bom curioso, eu resolvi saber se as baleias cantam mesmo.

Sim, muitas espécies de baleias cantam!

Nunca as ouvi no Spotify... Que tipo de música elas cantam?

Elas emitem sons que se propagam por todo o oceano. As canções são constituídas por frases, chamadas temas, cantadas em longas sequências de repetição.

O canto difere entre as variadas populações de baleias que existem no mundo e mudam a cada temporada. Ou seja, de um ano para outro, uma baleia aparece com um trecho novo na canção.

As baleias cantam para quê, exatamente?

Aí é que está o mistério. Não se sabe ao certo qual é a verdadeira finalidade de todo esse repertório musical. Os machos gastam a voz provavelmente para atrair as fêmeas ou para afastar outros machos.

Qual é a baleia que canta melhor?

Uma das espécies que mais gosta de cantar é a beluga —tanto que os antigos navegadores a chamavam de "canário do mar".

Outra espécie que manda bem aí no "The Voice" da natureza é a baleia jubarte, que pode ser encontrada na costa brasileira (durante a temporada de reprodução, nos meses de agosto e setembro, elas dão as caras no litoral baiano).

As jubartes são conhecidas como baleias-cantoras.

Elas cantam sozinhas, em duetos ou formam grupos musicais?

Geralmente, os machos-cantores são observados sozinhos e, dependendo do local em que vivem, cantam músicas diferentes entre si. Por isso, os pesquisadores conseguem diferenciar baleias jubartes de lugares distintos.

Recentemente foram registrados cantos parecidos entre baleias jubartes da costa brasileira e da costa africana, principalmente do Gabão.

Isso levanta a hipótese de que, talvez durante a migração, os machos das duas diferentes populações tiveram a oportunidade de se encontrar e de trocar informações sobre temas, frases e canções pessoais.

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário