domingo, 2 de abril de 2023

O CHOPE DAS CRIANCINHAS

 Fernando Albrecht
Meu pai, Francisco José Albrecht, nascido em Isny Im Algäu, Alemanha, chegou ao Brasil em 1920 e se radicou no Vale do Caí. No início dos anos 50, ele voltou à Alemanha para visitar seus pais. Cumprido o roteiro familiar, o velho Franz Josef deu uma esticada em Munique e, obviamente, foi molhar as ideias na famosa cervejaria Hofbräuhaus, um estabelecimento com mais de 400 anos.

Na incursão cervejeira, seu Francisco José teve a companhia de um turista brasileiro, descendente de alemães, mas com pouca ou nenhuma ligação cultural, linguística e etílica com seus antepassados. Instalados numa mesa, pediram cerveja, servida naquelas enormes canecas de um litro. Aí veio uma alemoa parruda carregando cinco canecas de um litro em cada mão.

– Nein, nein. Quero um chope em copo, pequeno – disse o brasileiro, em português gesticulado, mostrando com as mãos a altura de um copo de chope padrão.

A garçonete, talvez um protótipo do primeiro panzer Tiger, só entendeu o "nein". Olhou interrogativamente para o parceiro, que explicou a ela, em alemão, o pedido do seu amigo.

Ela suspirou, revirou os olhos, largou as canecas na mesa e afagou a cabeça do brasileiro, homem dos seus 50 e tantos anos.

– Wir verkaufen kein Bier für kinder. Bitte, kommen Sie wieder wenn Sie erwachsen sind.

E deu meia volta para servir outras mesas. Seu Albrecht caiu na gargalhada. Curioso, o brasileiro pediu a tradução. Quando a ouviu, fechou a cara. Significava:

– Não vendemos cerveja para crianças. Por favor, volte quando tiver crescido.

Fonte: https://fernandoalbrecht.blog.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário