terça-feira, 9 de maio de 2023

PRIMEIRO ZOO DE SÃO PAULO FICAVA NA ACLIMATAÇÃO E TINHA ATÉ URSO POLAR

Marcelo Duarte

Muitos animais morreram antes da venda da área do zoológico para a Prefeitura, em 1939

O primeiro zoológico de São Paulo funcionou onde hoje está o Parque da Aclimação, na zona sul da cidade. A história do local foi contada no livro "Jardim da Acclimação – O Primeiro Zoológico de São Paulo" (Editora Senac), escrito por Antonio Carlos Botelho Souza Aranha, bisneto de Carlos Botelho, criador do zoo.

Inspirado no parque francês Jardin d'Acclimatation, Carlos abandonou a medicina para colocar esse sonho em pé no ano de 1892. O mais surpreendente é que Carlos trouxe em 1929 um exemplar de "urso branco do Polo Norte",batizado de Moritz.

Anúncios sobre a novidade foram destaque em vários jornais da época, incluindo o Fanfulla, dirigido à colônia italiana.

Como foi a chegada de Moritz a São Paulo?

Moritz caiu logo nas graças do público (principalmente das crianças), que preferiu abrasileirar seu nome para "Maurício". O urso desembarcou no porto de Santos junto com um camelo, dois pelicanos rosa, três macacos mandril, duas hienas e três leões.

Carlos Botelho e a filha, Maria Amélia Botelho Souza Aranha, estavam esperando na verdade uma ursa, encomendada junto ao circo de Carl Hagenbeck, da Bélgica. Mas Moritz era mesmo um macho, de idade desconhecida.

Os animais subiram para São Paulo, em pequenos caminhões, pela antiga estrada da Serra do Mar.

Quanto o zoológico pagou por todos esses animais?

Houve uma troca. O Jardim da Acclimação forneceu espécies tropicais como papagaios, capivaras, onças e porcos do mato, que viajaram por 23 dias rumo à Europa.

A aquisição de animais que não são originários da região em que o zoológico se localiza é comum. "Animais exóticos são importantes para os zoos que visam lucro", explica o biólogo e professor Guilherme Domenichelli, que trabalhou no Zoológico de São Paulo entre 2001 e 2009.

Moritz, digo Maurício, não sofreu com o calor de São Paulo?

Maurício tinha um fosso climatizado só para ele. Blocos de gelo, que vinham diariamente de uma fábrica de cerveja, mantinham a temperatura baixa.

"É difícil imaginar um urso polar vivendo bem nessas condições num país tropical", afirma Domenichelli. "Um fosso ao ar livre não é adequado para a espécie".

O fosso ficava ao lado direito do lago, junto às novas jaulas feitas especialmente para os animais que vinham de fora. O zoológico da Aclimação trouxe uma grande quantidade de ursos cinzentos, que nem sonharam em ter as mesmas regalias de Maurício.

O que aconteceu com Maurício no final das contas?

Muitos animais morreram antes da venda da área do zoológico para a Prefeitura, em 1939. Maurício foi um deles. Não se sabe exatamente a causa da morte.

A única lembrança do primeiro astro do primeiro zoológico de São Paulo é a cabeça empalhada, guardada pela família numa chácara em Indaiatuba, no interior de São Paulo.

Ao comprar a área, a Prefeitura fechou o zoológico e depois o parque de diversões que havia ao lado. Os ursos polares entraram para a lista de animais ameaçados de extinção em 2008.

Fonte: Folha de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário