domingo, 21 de maio de 2023

SAIBA COMO SURGIRAM NOMES DE BANDAS COMO PATO FU, CHARLIE BROWN E JOGA QUEST

Marcelo Duarte

Álbum 'Rotomusic de Liquidificapum' completa 30 anos em maio e puxa a curiosidade sobre outros batizados curiosos

O primeiro álbum da banda mineira Pato Fu está completando 30 anos neste mês de maio. O nome dele é um tanto estranho: "Rotomusic de Liquidificapum".

Não menos estranho é o próprio nome da banda, composta hoje por Fernanda Takai (vocal), John Ulhoa (guitarra), Ricardo Koctus (baixo), Xande Tamietti (bateria) e Richard Neves (teclados).

A Pato Fu lançou um novo álbum, "30", para comemorar esse aniversário e se prepara para a estreia de uma série baseada em "Música de Brinquedo" no canal Nickelodeon.

O projeto "Música de Brinquedo" teve dois CDs lançados (um em 2010 e outro em 2017) e as 23 canções são tocadas integralmente com instrumentos de brinquedo. Agora, no Nick, a banda irá contracenar com monstros no melhor estilo Muppets.

Bom, mas voltando ao começo do assunto, o que significa exatamente o nome Pato Fu?

O nome da banda é inspirado em uma tirinha do Garfield em que o gato lutava "gato-fu". Para não copiar claramente o desenhista e criador do personagem Jim Davis, o trio batizou a banda como Pato Fu, em 1992.

O pato é uma ave mais "atrapalhada" e, portanto, combinava melhor com o espírito da banda.

Para chamar a atenção para sua fita demo, em meio às centenas que as gravadoras recebem de bandas iniciantes, o Pato Fu mandava também um pedaço de queijo que se destacava pelo cheiro.

Quer conhecer outras bandas que tiveram seus nomes inspirados em desenhos e histórias em quadrinhos?

Barão Vermelho

O nome da banda também foi tirado das tiras de quadrinhos, só que da turma do Snoopy. Barão Vermelho era o rival do cão beagle, quando ele assumiu a personalidade de um piloto da Primeira Guerra.

O primeiro disco foi gravado em 1982 pela Som Livre, em dois finais de semana.

Charlie Brown Jr.

Antes de ser músico, Chorão era skatista profissional. A ideia de batizar a banda de Charlie Brown Jr. aconteceu quando Chorão bateu o carro em uma barraca de água de coco que tinha o desenho de Charlie Brown.

O "Júnior" veio depois, numa homenagem às grandes bandas de rock que já existiam. Chorão dizia que era "pelo fato de eles serem apenas filhos do rock".

Jota Quest

O nome do grupo homenageia o personagem de desenho animado Johnny Quest (mais um!). A ideia era usar seu nome inteiro, mas ele não coube no cartaz de um dos primeiros shows dos músicos. A turma decidiu então abreviá-lo para J. Quest.

Em 1998, o estúdio de desenho Hanna-Barbera, dona dos direitos do desenho, processou a banda pelo uso do nome, obrigando-a a adotar o atual Jota Quest.

O último a entrar para a banda foi o vocalista Rogério Flausino. Ele participou de um teste com outros 12 candidatos para conseguir a vaga. Seu nome verdadeiro é Rogério Oliveira de Oliveira (Flausino é o sobrenome de um de seus avôs).

Fonte: Folha de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário