sábado, 14 de maio de 2022

O GRANDE AXIOMA DA VIDA

O GRANDE AXIOMA DA VIDA

Outro dia recebi uma história muito interessante, chamada “O Tesouro de Bresa”, onde uma pessoa pobre compra um livro com o segredo de um tesouro. Para descobrir o segredo, a pessoa tem de decifrar todos os idiomas escritos no livro. Ao estudar e aprender esses idiomas, começam a surgir oportunidades na vida do sujeito e ele lentamente (mas de forma segura) começa a prosperar.

Depois ele precisa decifrar os cálculos matemáticos do livro. É obrigado a continuar estudando e se desenvolvendo, e sua prosperidade aumenta. No final da história, não existe tesouro algum – na busca do segredo, a pessoa se desenvolveu tanto que ela mesma passa a ser o tesouro.

O profissional que quiser ter sucesso e prosperidade precisa aprender a trabalhar a si mesmo com muita disciplina e persistência. Vejo com freqüência as pessoas dando um duro danado no trabalho, porque foram preguiçosas demais para darem um duro danado em si mesmas. O pior são os que acham que podem dar duro de vez em quando. Ou que já deram duro e agora podem se acomodar. Entenda: o processo de melhoria não deve acabar nunca. A acomodação é o maior inimigo do sucesso.

Por isso dizem que a viagem é mais importante do que o destino. O que você é acaba sendo muito mais importante do que o que você tem. A pergunta importante não é “Quanto vou ter?”, mas sim” No que vou me transformar?”. Não “Quanto vou ganhar?” mas sim “Quanto vou aprender?”. Pense bem e você notará que tudo o que tem é fruto direto da pessoa que você é hoje. Se você não tem o suficiente, ou se acha o mundo injusto, talvez esteja na hora de rever esses conceitos.

Existe um conceito em vendas que se chama Funil de Vendas, em que o processo da venda é separado passo a passo. Qualquer vendedor pode colocar no papel os passos da sua venda e ver onde pode melhorar. Por exemplo: prospecção, abordagem, levantamento de necessidades, proposta, objeções, negociação, fechamento, pós-venda. É fácil para qualquer profissional de vendas medir quantos clientes estão em cada estágio, quantos avançam de um estágio para outro, quantos fecham, etc. Assim ele/ela pode facilmente analisar seus resultados, ver onde precisa se aprimorar e depois dedicar-se a melhorar as habilidades técnicas que podem estar deficientes. Por exemplo, melhorar o nível de negociação e fechamento (melhoria qualitativa) ou aumentar o número de prospecções (melhoria quantitativa). Mas quantos fazem isso? E note que esta é a parte fácil!

Os rendimentos de uma pessoa raramente excedem seu desenvolvimento pessoal e profissional. Às vezes alguns têm um pouco mais de sorte, mas na média isso é muito raro. É só ver o que acontece com os ganhadores da loteria, astros, atletas. Em poucos anos perdem tudo.

Alguém certa vez comentou que se todo o dinheiro do mundo fosse repartido igualmente, em pouco tempo estaria de volta no bolso de alguns poucos. Porque a verdade é que é difícil receber mais do que se é. Como diz o Jim Rohn, no que ele chama do grande axioma da vida: “Para ter mais amanhã, você precisa ser mais do que é hoje”.

Esse deveria ser o foco da sua atenção. Não são precisos saltos revolucionários, nem esforços tremendos repentinos. Melhore 1% todos os dias (mais uma vez o conceito do kaizen), em diversas áreas da sua vida, sem parar. Mesmo que os resultados não sejam imediatos. Mesmo que superficialmente pareça que não está melhorando. Porque existe, de acordo com Rohn, um outro axioma – o de não mudar: a não ser que você mude quem você é, continuará tendo o que sempre teve. Isso acontece com empresas também, mas fica para outro editorial.

Abraço e boas vendas.

Raúl Candeloro – Editor
Raul@vendamais.com.br
www.raulcandeloro.com.br

Fonte: vendamais.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário