sábado, 7 de maio de 2022

A PANDEMIA SOB CONTROLE

A PANDEMIA SOB CONTROLE
Julio Abramczyk

Temos vacinas eficientes e recentemente surgiram drogas que realmente tratam a doença, mas as medidas preventivas, como máscaras, permanecem

Devemos agradecer aos médicos infectologistas nacionais que enfrentaram os negacionistas governamentais por estarmos a cada dia mais próximos do controle total da pandemia pelo Covid-19.

Segundo dados do Boletim Epidemiológico USP–Covid, divulgado pelo Jornal da USP, mais de 93% da população do estado de São Paulo acima dos 5 anos de idade já foi vacinada contra a Covid-19. Igualmente mais da metade (53%) das crianças com até 11 anos já foi vacinada e na população adulta, cerca de dois terços já recebeu a dose de reforço.

Temos atualmente várias e eficientes vacinas e recentemente surgiram medicamentos que realmente tratam e controlam a disseminação da virose.

Tanto a FDA (Food and Drug Administration) quanto a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), respectivamente para os Estados Unidos e Brasil, autorizaram temporariamente para uso emergencial o Paxlovid para tratamento antiviral via oral dentro dos primeiros cinco dias do início dos sintomas.

Esse antiviral impede que o Sars-CoV-2 se multiplique dentro do organismo humano.

Entretanto, não pode ser administrado a portadores de doença renal ou hepática grave, ou com outros remédios como a amiodarona (antiarrítmico), colchicina (para gota) ou as estatinas, empregadas para controle do colesterol.

Existem outros antivirais autorizados, como Veklury (remdesivir), usado para pacientes hospitalizados e vários outros surgirão nos próximos meses.

No momento, o que tem sido observado com mais frequência é que a maioria das pessoas com Covid-19 apresenta sintomas leves e pode se recuperar na sua própria residência.

Mas as medidas preventivas, como máscara facial, lavar as mãos e evitar aglomerações, permanecem.

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário