quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

SAIBA COMO SURGIRAM PRATOS FAMOSOS COMO A FEIJOADA E O ESTROGONOFE

Marcelo Duarte

História da pizza, por exemplo, começou com os egípcios há 6.000 anos

Em vez de abrir um livro de receitas, eu encontrei um almanaque com a origem de alguns pratos clássicos bem apetitosos. Qual deles você gostaria de experimentar hoje?

Estrogonofe

Os soldados russos costumavam transportar pedaços de carne em barris, usando sal grosso e aguardente como conservantes. Para preparar a refeição, eles juntavam cebola à carne.

No reinado de Pedro, o Grande (1672-1725), o prato foi aperfeiçoado por um cozinheiro chamado Paul Stroganov, que adicionou creme de leite e tomate à combinação, e o prato acabou sendo batizado com seu sobrenome.

Em 1800, o chef francês Thierry Costet, que trabalhava na Rússia, adicionou os ingredientes nobres —champignons, mostarda, páprica e molho inglês.

Feijoada

Nasceu nas senzalas que abrigavam as pessoas escravizadas no Rio de Janeiro, no final do século 19.

Quando os nobres matavam um porco, os restos indesejados —pés, orelhas, rabo e tripas— eram dados a esses escravizados. Eles misturavam tudo isso ao feijão durante o cozimento e colocavam farinha assada por cima antes de comer.

A ideia de criar receitas utilizando restos originou pratos ainda hoje famosíssimos, como a paella espanhola (frutos do mar) e o cassoulet francês (carnes de aves).

Macarrão

A palavra "macarrão" tem aproximadamente 25 séculos e vem do grego makària. Significa caldo de carne enriquecido de pedaços de farinha e misturado com cereais.

Apenas na Idade Média, o termo passou a ser utilizado para indicar diversos tipos de massas. Um dos indícios mais antigos do macarrão revela que os assírios e babilônios, por volta de 2500 a.C., conheciam um produto à base de cereais e cozido com água.

A palavra "espaguete" vem do italiano spaghetti e significa "corda pequena". No século 18, o macarrão era tão popular na Europa que alguns aristocratas ingleses viajavam até Nápoles, na Itália, para comer o prato que era vendido na rua.

Pizza

A história da pizza começou com os egípcios há 6.000 anos. Acredita-se que eles foram os primeiros a misturar farinha com água. Os egípcios teriam ainda inventado um forno em forma de cone: colocavam fogo dentro e grudavam a massa na parede de fora. Ela estava pronta quando se descolasse.

Outros afirmam que os pioneiros são os gregos, que faziam massas à base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico, e as assavam em tijolos quentes. Depois, a massa era saboreada com cebola crua, azeite e vinagre.

A novidade foi parar na península da Etrúria, na Itália. Era um alimento de pobres do sul da Itália. Foram os napolitanos que passaram a acrescentar molho de tomate e orégano à massa, que era dobrada ao meio e devorada como se fosse um sanduíche. Quem tinha um pouco mais de dinheiro colocava queijo, pedaços de linguiça ou ovos por cima.

A partir do século 16, a novidade era apreciada na corte de Nápoles e logo se espalhou pelo mundo.

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário