domingo, 25 de junho de 2023

POR QUE FALAMOS 'DISCO VOADOR' E DIZEMOS QUE MARCIANOS SÃO VERDES?

Marcelo Duarte

Em homenagem ao Dia Mundial dos Óvnis, conheça a origem de expressões ligadas aos extraterrestres

No dia 24 de junho é comemorado o Dia Mundial dos Discos Voadores. A escolha da data faz uma referência a um episódio que aconteceu em 24 de junho de 1947.

Quando sobrevoava os picos dos montes Rainer e Adams, no estado de Washington, nos Estados Unidos, o piloto americano Kenneth Arnold disse ter avistado nove objetos brilhantes parecidos com discos circulantes. Foi a primeira notícia de avistamento nos Estados Unidos e marcou a fase moderna da ufologia no mundo.

Especialista em voos sobre montanhas, Arnold estava ajudando no resgate de um avião militar acidentado. Ele descreveu a um jornalista que os objetos voavam em formação e fizeram um movimento semelhante ao de "um pires deslizando sobre a água".

Se ele chamou de "pires", por que hoje falamos em "disco" voador?

No Brasil, o termo disco voador é uma tradução adaptada do inglês "flying saucer" (pires voador), utilizado pela primeira vez pelo jornal "Y East Oregonian", na edição de 25 de junho de 1947.

Nos anos 1950, a Força Aérea americana recebeu outros comunicados sobre objetos voadores. Como nem todos tinham o mesmo formato, acabou-se chegando à sigla UFO (Unidentified Flying Object), traduzido aqui como Óvni (objeto voador não-identificado).

Essa denominação pode ser usada para qualquer objeto visto no céu e que não seja identificado. Esses objetos, no entanto, são normalmente associados a naves extraterrestres.

Por falar em extraterrestres, por que se diz que os marcianos são verdes se Marte é conhecido como planeta vermelho?

Por causa de sua cor vermelho-sangue, o planeta recebeu o nome de Marte, o deus romano da guerra. Mas aí entra na história o escritor americano Edgar Rice Burroughs (1875-1950), que ficou conhecido pela criação do personagem Tarzan.

Antes de Tarzan, Burroughs deu vida a John Carter, herói da Guerra Civil americana, que foi abduzido por marcianos. "A Princess of Mars" (Uma Princesa de Marte) foi lançado em 1912 e deu início a uma série de contos ambientados naquele planeta.

A série "A Princess of Mars" teve 11 títulos no total. Burroughs descreveu pela primeira vez, fruto de sua imaginação, os marcianos como homens verdes.

Naquela época, os cientistas acreditavam que havia vida em Marte, bem como vegetações e grandes regiões de plantio. A série fez tanto sucesso que os marcianos verdes foram eternizados.

O que é contato de primeiro, segundo e terceiro grau?

Convencionou-se chamar contato de primeiro grau a "simples" observação de um ÓVNI; de segundo grau, quando a observação inclui também seres extraterrestres; e de terceiro grau se o narrador diz ter entrado em contato direto com tais criaturas.

Fonte: Folha de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário