terça-feira, 13 de dezembro de 2022

ROMANCE FORENSE

Cuidado, senhor oficial de justiça!

Brasília de Minas é uma cidade que se destaca na atenção à saúde com equipamentos modernos e um hospital referência em toda Minas Gerais. A população é de 31.500 habitantes.

Ali, o oficial de justiça - após dificuldades rotineiras para fazer a citação inicial do réu, em uma ação ordinária - devolve o mandado (não cumprido) esclarecendo “não ter conseguido localizar o demandado, suspeitando que ele esteja a esconder-se”.

O juiz determina que o advogado do autor se manifeste. A petição imediata é perolar, nas explicações para a necessidade de ser deferida a citação com hora certa.

Diz a peça: “Segundo informações da genitora do ora requerente, o réu possui o livro de São Cipriano e assim, consegue se transformar em um toco, ou mesmo, se esconder de trás de um cabo de enxada”.

O advogado do autor informa também que “os familiares do réu possuem cachorros gigantescos que comem bezerros que, instantaneamente se transmudam em grandes porcos”, a ponto de embasbacar a todos.

O arremate da petição propõe cautela, para a citação nos termos do art. 227 do CPC: “Sendo assim, recomenda-se prudência, bom zelo e cuidado ao oficial de justiça quando voltar ao local”.

O juiz – surpreso com o petitório – baixa os livros para certificar-se sobre a biografia de São Cipriano. E objetivamente aprende que Cipriano fora um advogado que abandonou as lides jurídicas para, em 249 d.C., seguir a vida religiosa. Foi organizador da Igreja Católica na África, chegando a bispo, sendo porém, dois anos depois, banido de seu templo, pelo imperador Décio, por supostamente viver uma vida de bruxarias, riquezas, feitiçarias com a linha dos pretos-velhos e combater os poderosos.

Ao deferir a diligência citatória o magistrado despacha: “Cite-se com hora certa e dê-se prévia ciência ao oficial de justiça sobre o original alerta suscitado pelo advogado do credor. Autorizo, se necessária, a requisição de força policial”.

Na comarca sabe-se que o servidor ainda não procedeu à citação, que deve ocorrer esta semana.

Já foi planejada uma cautelosa cobertura da Polícia Militar.

Fonte: www.espacovital.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário