domingo, 1 de maio de 2022

AGENTE GARBO

AGENTE GARBO

Agente Garbo: o brilhante e excêntrico espião fazendeiro de galinhas que enganou Hitler e salvou o Dia D


Durante a Segunda Guerra Mundial, Juan Pujol Garcia desempenhou um papel importante em enganar a Alemanha nazista sobre onde ocorreria o desembarque do Dia D. Em agradecimento, os nazistas concederam a ele uma Cruz de Ferro de Segunda Classe – um dos prêmios da Alemanha por bravura ou outras contribuições militares.

Pujol era um espanhol que odiava o comunismo, o fascismo de Franco e o nazismo de Hitler. Sua solução foi se tornar um espião britânico, mas eles o recusaram três vezes. Era difícil fazer o contrário. Pujol nasceu em uma família importante que passou por tempos difíceis durante a Guerra Civil Espanhola, forçando-o a se tornar um criador de galinhas. Mas isso também não funcionou muito bem.

Implacável, ele decidiu espionar para os alemães para que os britânicos o levassem a sério. Fingindo ser um funcionário do governo espanhol simpático à causa nazista, ele entrou em contato com um agente alemão em Madri.

Juan Pujol Garcia. Arabel para os alemães 
e Garbo para os britânicos

Os britânicos tinham uma rede de espionagem ampla e eficaz no continente, mas o serviço secreto alemão (o Abwehr) não tinha uma na Grã-Bretanha – embora não por falta de tentativas. Eles enviaram espiões à Grã-Bretanha, mas todos foram capturados e executados ou transformados em agentes duplos.

Desesperado para ter mais espiões em solo britânico, o Abwehr aceitou Pujol. Eles o treinaram em espionagem básica, deram-lhe um livro de códigos, colocaram-no em sua folha de pagamento, o apelidaram de Arabel e o enviaram à Grã-Bretanha para recrutar mais agentes.

Em vez disso, Pujol foi para Lisboa, Portugal, onde começou a trabalhar. Visitando a biblioteca de Lisboa, ele criou relatórios falsos com base na tradução para o espanhol do Frommer’s Guide to England (um manual turístico), revistas, livros de referência, horários de trens, mapas e cinejornais.

Ele também inventou uma vasta rede de espiões inexistentes. No auge, eram 27, incluindo um banqueiro suíço em Londres, um estivador veneziano em Glasgow e um piloto da KLM que voou a rota entre a Grã-Bretanha e Portugal. Este último explicou por que os relatórios de Pujol vieram de Lisboa – foi o piloto que os transportou de Londres para Portugal e depois os enviou de uma agência dos correios local para o Abwehr.

Rede fictícia de espionagem de Pujol, todos recebendo pagamentos da Alemanha

Embora nenhum desses relatórios passasse por um exame minucioso, a Abwehr aparentemente não era uma organização eficaz, então eles nunca pegaram. Depois da guerra, ex-agentes da Abwehr explicaram que era melhor enviar vários relatórios falsos do que poucos ou nenhum. A alternativa era ser mandado para a frente. Além disso, por não ter conseguido colocar a Grã-Bretanha de joelhos, a Alemanha dependia completamente de qualquer informação que Pujol lhes enviasse.

Ele enviou tantos relatórios que os britânicos eventualmente os interceptaram. Agentes em Bletchley Park (onde os britânicos interceptaram e decodificaram as transmissões inimigas) finalmente começaram a ouvir sobre um agente alemão na Grã-Bretanha, então começaram a procurá-lo – sem perceber que seu homem estava em solo português.

Os Estados Unidos entraram na guerra em 1942, então Pujol os abordou em fevereiro oferecendo seus serviços. Os americanos viram o potencial de Pujol e o recomendaram aos britânicos, mas permaneceram céticos. Foi só quando Pujol enviou a marinha alemã em uma caça ao ganso à procura de um comboio inexistente que os britânicos finalmente o levaram a sério.

Pujol foi transferido para a Grã-Bretanha em 24 de abril com o codinome Garbo, embora ainda não falasse inglês. Para resolver isso, Pujol foi designado para Tomás Harris, um oficial do serviço secreto britânico que o fez. Os dois homens continuaram enviando seus relatórios para uma caixa postal em Lisboa, produzindo tantos relatórios que o Abwehr parou de tentar recrutar mais espiões.

A inteligência que eles produziram era amplamente fictícia, mas continha material genuíno suficiente para convencer os alemães da eficácia de Pujol. Em 8 de novembro de 1942, por exemplo, os britânicos e americanos lançaram uma invasão conjunta do norte da África francesa chamada Operação TORCH.

Pujol informou o Abwehr sobre o ataque depois que ele aconteceu, mas os britânicos postaram a carta para fazer parecer que ele a havia enviado antes . Após a Operação TORCH, os alemães exigiram uma forma mais rápida de comunicação, então Pujol “recrutou” um mecânico de rádio.

Nos casos em que Pujol não fornecesse informações valiosas, ele alegaria que o agente responsável havia morrido ou foi preso. Em 1943, por exemplo, uma grande frota britânica partiu da costa noroeste da Inglaterra. Para explicar por que ele não foi capaz de relatar isso, Pujol disse que seu homem em Liverpool havia morrido. Para apoiar esta história, os britânicos criaram um obituário para o espião inexistente que publicaram no jornal local.

No início de 1944, o Abwehr disse a Pujol que esperava uma invasão em grande escala da França. Eles estavam certos, mas era necessário fazer com que acreditassem que isso aconteceria em Pas de Calais, e não na Normandia, onde planejavam aterrissar.

Pujol fez um trabalho tão bom que, quando a invasão aconteceu em 6 de junho, Hitler se convenceu de que era uma distração. Ele, portanto, conteve duas divisões blindadas e 19 divisões de infantaria em Calais, ainda acreditando que o ataque principal viria de lá.

Para garantir que nenhum reforço alemão fosse para a Normandia, Pujol enviou outro relatório em 9 de junho dando contas detalhadas de uma unidade maior na Inglaterra prestes a atacar Calais. Ele foi acreditado novamente, então as divisões alemãs em Calais permaneceram até agosto.

Uma equipe alemã lança um V-1.
Mas havia um preço. Uma semana após o Dia D, os alemães começaram a lançar suas novas bombas voadoras V1 através do canal para a Grã-Bretanha. Muitos contornaram as defesas aéreas britânicas, atingindo Londres.

Eles perguntaram a Pujol se acertaram em alguma coisa e se deram as coordenadas para que pudessem ajustar a mira. Para manter seu disfarce, Pujol teve que dar a eles coordenadas reais para que pudessem atingir alvos reais. Embora houvesse vítimas e danos, suas informações pelo menos os minimizaram.

Direcionar para onde essas bombas caíram foi o último ato de Pujol. Após a guerra, ele retornou a Madrid, onde agentes alemães lhe disseram que ele havia recebido a Cruz de Ferro em 29 de julho de 1944. Em 25 de novembro daquele ano, ele também recebeu o prêmio de Membro da Ordem do Império Britânico do rei George VI.

Pujol é, portanto, o único a ter recebido prêmios de ambos os lados por seus serviços na Segunda Guerra Mundial.

Fonte: https://cenasdecombate.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário