quarta-feira, 29 de junho de 2022

E AQUELA DO GROUCHO MARX?

Ruy Castro

Suas frases entraram para a cultura e são estudadas pelos sociólogos

Ao saber que o homem com quem estava conversando tinha 17 filhos, Groucho Marx espantou-se: "Puxa, eu também fumo charuto. Mas costumo tirá-lo da boca de vez em quando". E, quando um padre com quem cruzou num aeroporto lhe disse que a mãe dele era sua grande fã, Groucho respondeu: "Não sabia que vocês tinham mães! Achava que eram filhos da Imaculada Conceição!".

Ao ler minha coluna de domingo último (5) com as frases de Dorothy Parker, um amigo perguntou quem seria o equivalente masculino de Dorothy em tiradas rápidas. A resposta é, claro, Groucho Marx. Sua frase mais famosa, "Não entro para clubes que me aceitam como sócio", entrou para a cultura e é citada por linguistas, sociólogos e economistas. Mas ele deixou muitas outras dignas de estudo.

Quando sua filha Miriam foi proibida de frequentar uma piscina por ser judia, Groucho a defendeu: "A mãe dela não é judia. Donde Miriam é meio-judia. Tudo bem se ela entrar na piscina só da cintura para baixo?". Em 1958, ao saber que o Japão estava sendo assolado pelo rock’n’roll, comentou: "Bem feito por nos terem mandado a Gripe Asiática". E, quando um aspirante a humorista enviou-lhe o livro que acabara de publicar, Groucho escreveu de volta: "Do momento em que recebi o seu livro até fechá-lo quase morri de tanto rir. Um dia pretendo lê-lo".

Em carta para a revista "Confidential", especialista em reportagens difamatórias sobre famosos cujos processos não davam em nada e a faziam vender milhões, Groucho ameaçou: "Se vocês continuarem a publicar esses artigos sórdidos a meu respeito, advirto que cancelarei minha assinatura". Os artigos pararam.

E, jogando bridge com os amigos, o insuportável filho do anfitrião não deixava que eles se concentrassem. Groucho chamou o garoto em particular. Minutos depois, voltou sozinho e garantiu: "Ele ficará quieto no banheiro por muito tempo. Ensinei-o a se masturbar".

Fonte: Folha de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário