quinta-feira, 30 de junho de 2022

SAIBA DE ONDE VIERAM ALGUNS NOMES DE COMIDAS FAMOSAS

Marcelo Duarte (O Curioso)

Saiba de onde vieram alguns nomes de comidas famosas

De onde veio o nome "sanduíche"? Essa história começou numa mesa de carteado no sudeste da Inglaterra, em 1762. Lorde John Montagu tinha um título de nobreza: Conde de Sandwich. Sandwich é o nome de uma cidadezinha do Condado de Kent.

O conde gostava tanto de jogar cartas que não parava nem para comer. Ele achava que refeições com garfo e faca prejudicavam sua concentração. Por isso, pedia que sua comida —geralmente frios e queijo— fosse servida entre dois pedaços de pão. Montagu conseguia comer com uma das mãos e jogar com a outra.

Não demorou muito para que os conhecidos do conde pedissem "o mesmo que Sandwich", e foi assim que o prato ganhou esse nome. O nome Sandwich batizou também uma ilha do Pacífico Sul, descoberta por James Cook, em 1778. Cook era parceiro de jogo de Conde de Sandwich, que patrocinou sua viagem.

O nome da ilha seria trocado depois para Havaí. Existem muitos outros casos de gente que acabou virando nome de comida, sabia?

Já pensou em uma pizza com seu nome?

Isso aconteceu com uma rainha italiana, que ficou no poder entre 1878 e 1900. Em 11 de junho de 1889, o chef de cozinha Rafaelle Sposito recebeu a visita da rainha da Itália em seu restaurante, na cidade de Nápoles.

Em homenagem a ela, Sposito preparou uma pizza com as cores da bandeira italiana. O vermelho foi representado com rodelas de tomate; o branco, com queijo; e o verde, com folhas de manjericão. A pizza ganhou o majestoso nome da rainha: Margherita.

Ou você iria preferir uma sobremesa em sua homenagem?

O docinho preferido das crianças (e adultos!) em festinhas infantis foi criado no Brasil logo depois da Segunda Guerra Mundial. Na época, era quase impossível conseguir leite fresco, ovos, amêndoas e açúcar para fazer doces.

Então alguém descobriu que a mistura de leite condensado e chocolate dava uma receita gostosa, batizada em homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes.

Em 1945, Eduardo Gomes era candidato à presidência do Brasil. Durante a campanha, seu comitê vendia os docinhos para arrecadar dinheiro. Foi aí que as bolinhas de chocolate ganharam o nome da patente do candidato: brigadeiro.

Apesar de tão delicioso "cabo eleitoral", Gomes não foi eleito.

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário