Desde que chegamos em Nice passamos a utilizar o ônibus como meio de transporte, notamos um proceder dos passageiros que é totalmente estranho para nós: Ao desembarcar, a maioria dos usuários agradece o motorista com um merci.
Preciso explicar que os ônibus não têm cobrador e que os passageiros entram pela porta da frente e saem pela porta dos fundos.
Muitos, como nós, levam consigo o cartão de passes, tipo cartão de crédito, e validam o ingresso passando o cartão na maquininha colocada ao alcance visual do motorista. Já os que não possuem o dito cartão, adquirem o seu ticket diretamente com o motorista, podendo pagar, inclusive, com cartão de crédito.
O motorista é alertado via botão stop toda vez que um passageiro deseja desembarcar. Ao comandar a abertura da porta dos fundo, ele controla, via espelho retrovisor, se o(s) passageiro(s) desembarcou para só depois fechar a porta e pôr o veículo em movimento.
É no momento da descida que os passageiros olham na direção do espelho e dão de cara com a cara do motorista e se despedem: merci - obrigado!
Para minha surpresa, notei que o hábito é generalizado. Não apenas os mais velhos se despedem do motorista. Jovens, geralmente arredios, também o fazem. Que bom que seja assim!
Pois no seu cotidiano, o ser humano adota hábitos os mais diversos, o que, de uma forma ou de outra, vai sedimentando a cultura individual e mesmo do lugar em que vive.
Nenhum comentário:
Postar um comentário