domingo, 29 de junho de 2025

VINILTECA CÍVICA

Estávamos bem próximos da Biblioteca Cívica de Verona e então resolvemos dar uma olhadinha. No andar térreo havia uma mostra bem interessante. A "Vinilteca Cívica, os raros vinis de DJ Dean.

Em fevereiro de 2016, o fundo DJ Dean - que consistia principalmente de vinis impressos entre os anos 70 e 90, bem como CDs de música e DVDs e materiais impressos, como cartazes e cartões postais - se tornou parte da herança da Biblioteca. 

Dionisi nasceu em 28 de março de 1953 em Povegliano Veronese, na província de Verona. Desde cedo mostrou interesse pela música e foi um grande viajante: ele visitou a Espanha, Berlim e passou muito tempo na Inglaterra, em Londres, onde fez pesquisa musical, em comparação com outros fãs e aumentou sua coleção de discos. 

Os vinis são sua vida: desde que ele usou sua primeira poupança para comprar, secretamente de seus pais, os últimos lançamentos, até a idade adulta, com uma coleção que tem mais de três mil registros. 

O desejo de compartilhar seu grande amor pela música levou-o a se tornar um DJ, cada vez mais estabelecido e requisitado. 

Em meados dos anos noventa, ele abriu uma loja de música em Villafranca (Verona), Dean's Records. Na última parte de sua vida, Dean passou mais e mais tempo em sua cidade natal, onde morreu em 6 de maio de 2015. 

Adelino deixa um grande legado: seus registros. As irmãs e sobrinhos decidiram cumprir seu maior desejo: Música e Arte devem circular entre as pessoas. Suas palavras tornaram-se realidade na Biblioteca Cívica de Verona. (Massimiliano Gobbi)

Dos inúmeros vinis expostos, fiz apenas a foto de um deles, foto esta que fala por si mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário