domingo, 19 de abril de 2020

THE HOLLIES

THE HOLLIES - 1969 - TEXTO DE ARNALDO CARDOSO FILHO

Essa coisa maravilhosa tinha passado pela minha vida apenas como uma canção de linda melodia, cuja letra, em difícil pronuncia da banda, eu jamais tinha captado" .... Leia o texto abaixo antes de ver o vídeo e a letra da música, que é linda!

Quantas vezes eu, e provavelmente você também, já ouvimos essa bela canção. Mas, como eu, você também, suponho, desconhecia a circunstância que a inspirou... Pois aí está... Tanto quanto para mim, espero que seja do seu agrado. Para quem ainda não se sente desprendido o suficiente para agir como sugere a letra da música, vai um consolo:

"Se você se emocionar, sentindo essa emoção dentro do seu coração, alegre-se: a semente já está plantada, e a terra é fértil!"

Para os saudosistas, amantes da boa música... Essa é uma música da época de juventude dos anos 60, mas sempre será atual, visto que nada mudou!!!! É sobre a entidade "Missão dos Órfãos", em Washington, DC. Foi lá que ficou eternizada a música "He ain't heavy, he is my brother", dos "The Hollies ", (você pode não estar lembrando da música, mas depois de ouvir, se lembrará do grande sucesso!)

A história conta que certa noite, em uma forte nevasca, na sede da entidade, um padre plantonista ouviu alguém bater na porta. Ao abri-la deparou com um menino coberto de neve, com poucas roupas, trazendo em suas costas, outro menino mais novo. A fome estampada no rosto, o frio e a miséria dos dois comoveram o padre. O sacerdote mandou-os entrar e exclamou:

- Ele deve ser muito pesado.

O que carregava disse:

- Ele não pesa, ele é meu irmão (He ain't heavy, he is my brother);

Eles não eram irmãos de sangue realmente. Eram irmãos da rua. O autor da música soube do caso e se inspirou para compô-la, e da frase fez o refrão. Os dois meninos foram adotados pela instituição. Essa história é inspiradora nestes dias de falta de solidariedade, de violência e de egoísmo.

Agora ouça pelo anexo e acompanhe a letra traduzida.

Na época eu não entendia a letra, mas hoje entendo que também tive alguns irmãos que me auxiliaram na estrada da vida sem reclamar ou cobrar ( como se eu fosse muito leve ). Tudo que me resta é tentar fazer o mesmo, tendo o cuidado para que o outro não se sinta um fardo, afinal ele não é, ele é nosso irmão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário